O Recreativo do Libolo venceu hoje, na capital angolana, o Benfica de Luanda, por 1-0, em jogo a contar para a 27.ª jornada, e pode sagrar-se campeão nacional de futebol já na quarta-feira.

Em 12 jogos à frente do Libolo (toda a segunda volta), o português João Paulo Costa não sofreu qualquer derrota e pode carimbar o seu primeiro título em Angola como treinador principal, em casa, já na próxima quarta-feira, na jornada 28, frente ao Recreativo da Caála.

O jogo de hoje era considerado decisivo no objetivo do Libolo de revalidar o título de campeão do ‘Girabola’ angolano, precisamente frente à equipa que seguiu grande parte do campeonato na perseguição, no segundo posto.

Numa partida muito equilibrada, valeu o golo único de Fredy (ex-jogador do Belenenses) a meio da segunda parte para desbloquear o marcador e deixar o Libolo a três pontos de comemorar o bicampeonato.

"Foi um passo importante, mas nada está ganho. Vamos ter de estar concentrados e ganhar o próximo jogo", disse no final da partida o presidente do Recreativo do Libolo, Rui Campos, que viu cerca de 1.000 adeptos viajarem do Cuanza Sul até à capital angolana.

No sábado, no jogo grande do dia da jornada 27, o 1.º de Agosto, na condição de visitante, venceu no Estádio dos Coqueiros, em Luanda, a formação do ASA, outro histórico da capital, por 2-1, mantendo-se na perseguição ao líder do ‘Girabola’.

A equipa ‘militar’ não teve vida fácil frente aos ‘aviadores’, que continuam a arriscar a descida de divisão, acabando a partida por ser resolvida pelas duas estrelas do 1.º de Agosto.

Passavam 52 minutos quando Manuel abriu o marcador para os ‘aviadores’, colocando a surpresa na partida. A equipa visitante levou mais de 20 minutos a responder, por intermédio de Ary Papel, com o golo do empate. Sete minutos depois foi a revelação do ‘Girabola’ 2015, Gelson, a confirmar a reviravolta no marcador.

No outro duelo de Luanda desta jornada, o vice-campeão em título Kabuscorp do Palanca não foi além de um empate 1-1 frente aos ‘polícias’ do Interclube e continua a desiludir nesta temporada.

Na fuga aos últimos lugares, o Petro de Luanda também comprometeu, ao empatar a um golo com o Desportivo da Huíla, enquanto o Bravos do Maquis tenta salvar-se da descida depois de bater em casa o Recreativo da Caála por 2-1.

Ainda na cauda da tabela e na luta por continuar no ‘Girabola’, o Sporting de Cabinda recebeu e venceu hoje por 2-1 o já despromovido Domant FC, que apenas conseguiu permanecer uma época no principal campeonato de futebol em Angola.

Resultados da 27.ª jornada:

- Sábado, 26 set:

Bravos do Maquis - Recreativo da Caála, 2-1.

Progresso da Lunda Sul - Académica do Lobito, 0-1.

Sagrada Esperança - Progresso do Sambizanga, 2-1.

ASA - 1.º de Agosto, 1-2.

Interclube - Kabuscorp do Palanca, 1-1.

Petro de Luanda - Desportivo da Huíla, 1-1.

- Domingo, 27 set:

Sporting de Cabinda - Domant FC, 2-1.

Benfica de Luanda - Recreativo do Libolo, 0-1.