O Recreativo do Libolo empatou hoje em casa 1-1 com o Recreativo do Caála e voltou a adiar a decisão sobre o desfecho do campeonato angolano de futebol com apenas duas jornadas por realizar.

Com o empate em Calulo, o último jogo oficial da época em casa para o campeão angolano em título e perante uma vila inteira que se preparou para festejar o bicampeonato, o Libolo, do treinador português João Paulo Costa, deixa a equipa do 1.º de Agosto ainda a sonhar com a vitória no 'Girabola', mas a cinco pontos de distância com seis em disputa.

Numa partida em que os jogadores da equipa da casa acusaram alguma pressão e o nervosismo do título, a formação da Caála aproveitou, adiantando-se no marcador ainda na primeira parte, logo aos quatro minutos. O Libolo só conseguiu o golo do empate dois minutos depois dos 90 regulamentares, ainda assim insuficiente para fazer a festa em casa e numa altura em que o adversário já se encontrava reduzido a dez jogadores.

Por outro lado, na perseguição ao líder, o 1.º de Agosto não facilitou e venceu em Luanda a turma do Progresso da Lunda Sul, por 2-1, apesar de minutos finais de forte pressão dos visitantes, tentando forçar o empate e com os rádios ligados nos bancos, acompanhando o desfecho na vila de Calulo.

Na próxima jornada do 'Girabola', que volta assim a ser decisiva para a atribuição do título tal como as duas anteriores, o Recreativo do Libolo viaja para o Moxico, onde defronta o ?aflito' Bravos do Maquis, enquanto o 1.º de Agosto joga com o terceiro classificado, o Benfica de Luanda.

Ainda no topo da tabela o Kabuscorp do Palanca voltou hoje a desiludir, perdendo (1-0) com um ASA a precisar de pontos, e já sem hipótese de reeditar o segundo lugar de 2014. Já o Benfica de Luanda foi a Benguela vencer a Académica do Lobito por 2-1 e ainda espera um deslize do 1.º de Agosto para chegar à vice-liderança.

Num jogo de emoções fortes, o Progresso de Sambizanga carimbou em Luanda a continuidade no ?Girabola', frente a outro 'aflito', o Sporting de Cabinda, vencendo os 'leões' por 4-2.

O histórico Petro de Luanda também tenta fugir aos últimos lugares e foi hoje ao terreno do já despromovido Domant FC vencer por 1-0.

Resultados da 28.ª jornada:

- Quarta-feira, 30 set:

Domant FC - Petro de Luanda, 0-1.

Progresso do Sambizanga - Sporting de Cabinda, 4-2.

Kabuscorp do Palanca - ASA, 0-1.

Desportivo da Huíla - Interclube, 1-0.

Sagrada Esperança - Bravos do Maquis, 1-0.

Académica do Lobito - Benfica de Luanda, 1-2.

Recreativo do Libolo - Recreativo da Caála, 1-1.

1.º de Agosto - Progresso da Lunda Sul, 2-1.

Classificação:

1. Recreativo do Libolo, 59 pontos.

2. 1.º de Agosto, 54.

3. Benfica de Luanda, 50.

4. Kabuscorp do Palanca, 47.

5. Interclube, 43.

6. Progresso da Lunda Sul, 39.

7. Desportivo da Huíla, 36.

8. Petro de Luanda, 35.

9. Progresso do Sambizanga, 34.

10. Sagrada Esperança, 33.

11. Recreativo da Caála, 33.

12. Académica do Lobito, 32.

13. ASA, 32.

14. Sporting de Cabinda, 29.

15. Bravos do Maquis, 27.

16. Domant FC, 18.

* Artigo atualizado