Com o empate (1-1) do líder Recreativo do Libolo no seu terreno diante do Reativo da Cáala do Huambo, o 1º de Agosto mantém-se na luta para a conquista do título, mercê do triunfo por 2-1 sobre o Progresso da Lunda Sul, esta quarta-feira, no estádio 11 de Novembro, em Luanda, para a 28ª jornada do Campeonato Angolano de futebol da I divisão, Girabola2015.

A equipa do 1º de Agosto entrou para o relvado virada para o ataque com o objetivo de visar nos primeiros instantes a baliza do conjunto que viajou da província da Lunda Sul.

Face à avalanche ofensiva da formação militar, que foi para este confronto com o pensamento de adiar a festa do Recreativo do Libolo, que começou a perder no seu terreno para o Recreativo da Caála do Huambo, os rubro-negros chegaram ao golo inaugural aos seis minutos, de autoria de Gelson, que enganou o guarda-redes contrário, na sequência de um passe de Ary Papel.

Aos 10 minutos, Gelson esteve próximo do segundo golo da sua conta pessoal e do seu conjunto, mas faltou-lhe frieza para concluir em golo o lance que novamente saiu dos pés de Ary Papel.

A partir daí os anfitriões continuaram a comandar a orquestra, enquanto os visitantes procuravam partir em contra-ataques, mas sem soluções devido à pronta intervenção do setor mais recuado dos militares.

À passagem do trigésimo minuto, o 1º de Agosto ampliou para 2-0, por intermédio de Mateus Galiano, de cabeça, ao beneficiar um cruzamento de Mingo Bille do lado direito do seu ataque.

O Sérvio Jovic Dragan teve a primeira contrariedade no jogo, após a saída forçada de Ary Papel, por lesão, colocando em campo Gogoró, aos 34 minutos.

Aos 42 minutos, o 1º de Agosto criou mais uma situação perigosa junto à baliza do Progresso, quando Mingo Bile, sozinho, rematou à figura do guarda-redes Guilherme.

Este resultado de 2-0 foi até ao intervalo da partida dirigida por Osvaldo Félix.

No reatamento da partida, o Progresso da Lunda Sul reduziu, aos 46 minutos, num auto-golo de Ekundi, batendo pela primeira vez o guarda-redes Dominique, que substituiu o habitual titular Toni Cabaça, que cumpriu castigo federativo por acumulação de cartões amarelos.

O Progresso da Lunda Sul cresceu nas ações ofensivas, motivado com o golo marcado logo no inicio da segunda parte.

Gelson, aos 85 minutos, quando tinha tudo para fazer o terceiro golo, passou pelo guarda-redes Guilherme mas não conseguiu colocar a bola no lugar certo.

Com este resultado, o 1º de Agosto conservou o segundo lugar da competição, com 54 pontos, menos cinco que o líder Libolo, quando restam duas jornadas para o fim.