A província do Cuando Cubango, no sul de Angola, vai voltar a ter um clube representado no principal campeonato nacional de futebol 15 anos depois, com o apuramento da equipa do 4 de Abril para o 'Girabola' 2016.

A equipa de Menongue, no Cuando Cubango, junta-se assim às formações do 1.º de Maio, de Benguela, e do Porcelana FC, do Cuanza Norte, que já antes se tinham apurado para a próxima edição do 'Girabola'.

O 4 de Abril também militava até agora na segunda divisão angolana, tendo garantido a promoção depois de bater este domingo, fora de casa, o Ismael FC, do Uíge, por 2-0. Na primeira mão desta qualificação, a formação do sul de Angola, fustigada por 27 anos de guerra civil, que terminou em 2002, tinha vencido por igual resultado.

No sentido contrário, a província do Bengo volta a perder o representante no 'Girabola' na edição de 2016, com o regresso do Domant FC à 'Segundona', ao fim de um ano.

A uma jornada do final do 'Girabola' de 2015, e com o título em aberto, a disputar no sábado entre Recreativo do Libolo e 1.º de Agosto, estão ainda duas vagas de descida por decidir.

Tentam fugir à despromoção à 'Segundona' as formações do Académica do Lobito (Benguela), do Sporting de Cabinda e do Bravos do Maquis (Moxico).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.