Com golos de Adilson, aos 34 minutos, e Paizinho, aos 55, o Recreativo da Caála despediu-se da melhor forma dos adeptos ao derrotar domingo, no seu reduto, a Académica do Lobito, por 2-1, em partida da 29ª e penúltima jornada do campeonato nacional da I divisão (Girabola2015).

Os “caalenses”, motivados pelo empate a uma bola imposto ao líder do campeonato (Recreativo do Libolo) no seu reduto, quando este se preparava para reconquistar antecipadamente o título, entraram melhor no jogo, incomodando várias vezes o sector defensivo do adversário, preocupado pelo lugar que se encontra na tabela geral de classificação (13º, com 32 pontos).

Fruto deste ligeiro pendor atacante, os primeiros 15 minutos foram, claramente, dominados pelos donos da casa, que ameaçaram a baliza de Wilson aos sete, por intermédio de Celson Barros, e aos 09' por Paizinho, que dentro da área contrária desperdiçaram duas situações claras e golo.

No entanto, foi a Académica do Lobito que veio adiantar-se no marcador, com golo de grande penalidade, aos 28’, castigando uma falta cometida pelo defesa Campos sobre Jacek dentro da área. Cadú na transformação do castigo máximo não hesitou, colocando os “académicos” em vantagem.

Em desvantagem, o Caála reagiu e procurou rapidamente chegar a igualdade, com jogadas ofensivas diretas e cruzamentos para a área adversária, onde Dudú, Landry, Vovó, Celson e Finidí levavam o perigo.

Em função do maior ascendente, o empate surgiu aos 34’, por intermédio de Adilson, que aproveitou da melhor forma uma assistência de Landry que o colocou cara-a-cara com o guarda-redes adversário. Com este resultado as equipas foram ao intervalo.

No reatamento, o Caála esteve mais evidente ao não permitir que os “académicos” chegassem a sua baliza.

Numa jogada bem combinada pelo sector atacante do caála, a equipa confirmou a reviravolta aos 55’ com golo de Paizinho, depois de ter sido assistido, mais uma vez por Landry.

A Académica do Lobito mostrava alguma falta de concentração no meio campo e defesa onde sucessivas vezes perdia a bola e não conseguia fazer jogar o seu ataque, enquanto o Caála procurava ampliar o resultado, ritmo com que se jogou a partida até ao apito final do árbitro, Hélder Calenga.

Com este triunfo, o Recreativo da Caála assegurou a sua permanência no Girabola 2016, ao somar 36 pontos, na nona posição. Na próxima jornada e última viaja para Luanda para medir forças com o 1º de Agosto, segundo classificado com 57 pontos.

A Académica do Lobito recebe o líder da prova (Recreativo do Libolo), com 59 pontos, onde deverá jogar pela permanência.