As equipas do Recreativo do Libolo e do 1º de Agosto lutam pelo título no Campeonato Nacional de futebol (Girabola), com vantagem para formação do Cuanza Sul que precisa apenas de um ponto para revalidar o troféu.

Sábado a última jornada da competição vai decorrer em várias partes do país, mas as atenções estarão viradas em Benguela, onde o Libolo vai visitar a Académica do Lobito, e Luanda, casa do 1º de Agosto que vai receber o Recreativo da Caála.

A duas jornadas que os campeões nacionais precisam vencer para garantir a revalidação, mas os jogadores não conseguem lidar com a pressão, permitindo que o principal adversário (1º de Agosto) se aproximasse e ficasse apenas a dois pontos de diferença (59/57).

Ainda assim, o conjunto do Cuanza Sul precisa apenas de um ponto para erguer o troféu, uma vez que somará 60 pontos. Com uma vitória, os “militares” também completam 60, mas encontram-se em desvantagem no primeiro “item” de desempate que é os jogos entre si.

Na “luta” pela permanência, os Bravos do Maquis, depois da moralizada vitória frente ao Libolo, estão motivados e esperançosos quanto à sua continuidade no escalão máximo do futebol angolano. Com 30 pontos, na 14ª posição, os maquizardes encontram-se na zona de risco e vão defrontar na próxima ronda o 15º colocado Sporting de Cabinda, com o mesmo número de pontos.

As duas equipas vão jogar pela vitória, uma vez que outro resultado não interessa, e torcer por um deslize da Académica do Lobito, 13º com 32 pontos, que recebe o Libolo.

Uma derrota dos lobitangas garante a permanência do vencedor do encontro entre Sporting e Maquis, baixando a formação do Lobito para segunda divisão. Ao contrário, caso a Académica vença “formaliza” a despromoção tanto do Maquis tanto dos “leões de Cabinda”.

O Domant FC, com 19 pontos no 16º posto, tem já a despromoção confirmada.