O Recreativo do Libolo sagrou-se campeão angolano ao empatar na derradeira jornada com a Académica do Lobito a zero bolas. Os libolenses terminaram com os mesmos 60 pontos do 1º de Agosto mas beneficiaram da vantagem no confronto direto com os "militares" de Luanda para levantar a taça.

Um dos grandes responsáveis pelo triunfo foi o treinador João Paulo Costa, homem escolhido pelo presidente Rui Campos para guiar a formação do Cuanza Sul, após a saída do técnico francês Sebastien Desabre. O treinador francês terá saído depois de divergências com a direção.

João Paulo Costa tornou-se no quarto treinador português a ser campeão no Girabola. Antes dele, Rui Rodrigues em 1995 (campeão com o 1º de Maio de Benguela), Bernardino Pedroto em cinco ocasiões (2002, 2003 e 2004 pelo ASA; 2008 e 2009 pelo Petro) e Álvaro Magalhães e,, 2010 com o Interclube, tinham sido os técnicos lusos a vencer a prova rainha do futebol angolano.

No final do jogo no Lobito, João Paulo Costa estava naturalmente feliz e elogiou os seus jogadores pelo título.

"Estão todos de parabéns pela atitude e capacidade. É assim que se vê o caráter dos jogadores", apontou.

Também o presidente da turma do Calulo, Rui Campos, mostrou-se agradado pela revalidação do título, apesar dos muitos obstáculos que a equipa teve de ultrapassar.

"Houve muito ruído de fundo, muitas pessoas não queriam que vencêssemos. Mas teriam que nascer dez vezes para que isso acontecesse", disse Rui Campos, já a pensar na próxima época. Os reforços podem chegar de Portugal.

"Tenho jogadores de Portugal debaixo de olho. Poderemos avançar por eles", completou.

Yano melhor marcador

A prova que terminou no sábado consagrou Yano como melhor marcador. O atacante do Progresso de Sambizanga marcou 13 golos, os mesmos que Meyong do Kabuscorp mas com menos minutos jogados. O avançado Yano, de 23 anos repete assim o feito de 2012 quando foi artilheiro da pova com 14 golos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.