O antigo jogador dos Palancas Negras, Pedro Manuel Mantorras, começou a jogar futebol no Progresso do Sambizanga em Angola. Passou pelo Alverca antes de ingressar no Benfica onde até hoje é recordado.

Em entrevista ao SAPO, no âmbito da terceira edição da Taça Super Cuia, o embaixador do Benfica em Angola, Mantorras, elogiou o campeonato angolano de futebol da primeira divisão, Girabola, pelo facto de estar a se tornar mais competitivo.

Com 33 anos de idade e com saudades de voltar a pisar os relvados como profissional, o antigo goleador avaliou e analisou à maior prova futebolística do seu país, Girabola, cujas ‘cortinas’ já se fecharam:

“A avaliação que eu faço do campeonato é positiva, mas ainda falta melhorar muitas coisas. É preciso que os clubes locais participem também em provas africanas como: Taça Nelson Mandela e noutras para ganharem mais experiências internacionais”, disse.

Para dar outra dinâmica, prestigio e mais ritmo competitivo ao campeonato nacional, o antigo internacional realçou que é importante às equipas trazerem também as estrelas angolanas que jogam no exterior do país.

Sendo assim, considerou que as selecções nacionais, com destaque para os Palancas Negras, poderão ser mais fortes, tal como acontece noutros países, onde muitas figuras internacionais jogam em campeonatos internos.

Contratar jogadores de renome assim como Rivaldo, que jogou no Kabuscorp do Palanca, campeão do mundo em 1999, é uma das melhores formas de despertar mais a atenção, mas o embaixador dos encarnados espera ver mais os seus compatriotas que militam no exterior a jogarem no Girabola.

Mantorras considerou também o seu antigo colega, Love Kabungula, como um dos melhores pontas de lança do campeonato, tal como o puto dos atricks, Yano, avançado da sua antiga equipa, Progresso do Sambizanga.

Com dificuldades de o país encontrar um ponta de lança com as suas características, bem como de outros que também deram cartas nas selecções nacionais, o responsável do Benfica em Angola fez saber que começar da base e fazer um estudo profundo seria uma boa iniciativa: “Em angola tem muitos bons avançados, mas falta matadores”, sublinhou.

Quanto a sua antiga equipa, Progresso do Sambizanga, que alcançou a décima segunda posição no Girabola, com 35 pontos, a lenda da agremiação acredita que poderá melhorar na próxima época.

Contudo, a maior figura do clube aconselhou os jogadores e a equipa técnica a se esforçarem mais para errarem menos, com a intenção de alcançarem um dos cinco primeiros lugares para dar a alegria aos adeptos.

Mantorras marcou presença em dois mundiais: um ao serviço da Selecção Nacional sub-20, denominada Palanquinhas e igualmente na de honras, Palancas Negras, em 2006 na Alemanha.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.