O treinador Hélder Teixeira confirmou esta quinta-feira, na província do Huambo, em declarações à Angop, a sua continuidade no comando técnico da principal equipa de futebol do clube Recreativo da Caála, depois do mesmo ter conseguido, de forma surpreendente, evitar a descida de divisão.

Garantiu que o acordo com a direção da agremiação desportiva foi fácil, em consequência dos bons resultados que o conjunto somou desde que assumiu o plantel na 7ª jornada, em substituição de Arsénio Túbia que rendeu Bernardino Pedroto, ainda na 2ª jornada.

Também confirmou ter recebido orientações da direção do clube para adiantar o processo de formação da equipa para a futura época futebolista, estando, neste momento, a sondar potenciais reforços.

Sobre o plantel que terminou o Girabola 2015, Hélder Teixeira disse ser sua pretensão, e também da direção, manter os jogadores todos, já que o grupo era muito reduzido (16 futebolistas).

Ainda sobre reforços, apontou como prioridades o meio-campo, o ataque e a baliza, esclarecendo que a prioridade será para jogadores que atuem em mais de uma posição.

De 47 anos de idade, Hélder Teixeira estreou-se como treinador em 2008, ao serviço do Recreativo da Caála, ainda na II divisão, tendo um ano depois rumado ao Benfica do Huambo, também na II divisão, onde também depois de um ano foi para o Cafanda do Bengo na II divisão.

Regressou ao Recreativo da Caála em 2011, para coordenar as camadas de formação e treinar a equipa de juniores, com a qual viria a sagrar-se vice-campeão nacional em 2014, depois de ter sido 3º colocado no ano seguinte.

Como futebolista, notabilizou-se no Benfica do Huambo, ainda muito jovem, proveniente do Desportivo de Benguela. Atingiu o auge da sua carreira defendendo a baliza do Petro de Luanda, onde foi tricampeão nacional (1993, 1994 e 1995), vencedor de duas taças de Angola e duas supertaças. Entre 1994 e 1995 era presença constante nas convocatórias da seleção de honras, nos torneios de apuramento ao campeonato do Mundo e de África.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.