O diretor administrativo do Desportivo da Huíla, Ezequias Domingos, manifestou-se, esta quarta-feira, no Lubango, regozijado com novas medidas tomadas pela Federação Angolana de Futebol, relativamente à questões de pagamentos de subsídios aos árbitros.

Falando à Angop na perspetiva da nova decisão tomada pelo órgão reitor do futebol angolano, na terça-feira, em Luanda, disse ser bem-vinda a resolução do pagamento dos subsídios da arbitragem por parte da FAF, uma vez que a mesma vai diminuir os casos de corrupção no futebol.

O diretor explicou que nos últimos anos, o Girabola é caraterizado por uma mancha, por parte da arbitragem, pois os mesmos recebiam subsídios das equipas anfitriãs, alojamento, alimentação e transportação, o que indiretamente favorecia a equipa de casa.

A par desta decisão, Ezequias Domingos considerou também de positivo o limite de cinco jogadores estrangeiros em cada equipa por jogo, pois permitirá aumentar o equilíbrio futebolístico e aposta nos nacionais.

Segundo o responsável do CDH, equipas como o 1º de Agosto, Petro de Luanda, Kabuscorp do Palanca, Recreativo do Libolo e entre outras, que tem um equilíbrio financeiro estável, podem beneficiar desta decisão, visto que conseguem contratar jogadores de renome e de mais-valia.

Para ele, o campeonato de Angola tem que adquirir um estatuto comparativamente aos outros de África, para que quando as formações vão participar nas competições africanas também possam demonstrar respeito aos adversários.

Relativamente ao início do campeonato, marcado para 16 de Fevereiro de 2016, o dirigente disse que a data esta correta, pois permitirá as equipas terem mais tempo de preparação assim como facilitar o processo de contratação e inscrição de novos jogadores.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.