O diretor angolano para a política desportiva, António Gomes, disse hoje, no Lubango, que o Governo da Huíla e o Ministério da Juventude e Desportos adotaram soluções viáveis para a manutenção do normal funcionamento do campo do Estádio Nacional da Tundavala.

Falando à imprensa, no final da visita de dois dias que efetuou à província da Huíla, para avaliar e constatar o funcionamento das infraestruturas desportivas, António Gomes anunciou que uma das soluções tomadas passa pela abertura, no próximo ano, de mais quatro furos de fornecimento de água ao redor do Estádio.

António Gomes explicou que manteve um encontro com o governador provincial da Huíla e com os responsáveis da direção provincial de Energia e Águas, onde recebeu garantia de abertura de quatro furos para apoiar os cinco já existentes, assim como o fornecimento regular de energia.

Como constatou, o Estádio da Tundavala é abastecido por uma conduta normal e que geralmente tem falhado no abastecimento de água, o que originou a seca da relva do campo.

Outra proposta avançada visa a rentabilização do estádio, pois para além da quadra desportiva existem também compartimentos que devem ser bem explorados, por agentes económicos, uma vez que as infraestruturas estão abandonadas e sem qualquer proveito.

Outrossim, António Gomes disse que uma das preocupações levantadas no encontro foi a da proteção do estádio, pois recentemente a infraestrutura foi vandalizada com o roubo de sanitários, material elétrico e do sistema de rega da relva.

Entretanto, o responsável disse ter recebido garantias do comando municipal do Lubango da Policia Nacional que irá reforçar a segurança no Estádio com a colocação de um destacamento policial.

O estádio da Tundavala foi inaugurado em 2010 e foi palco de alguns jogos da fase de grupos do Campeonato Africano das Nações (CAN2010), e tem capacidade de albergar 21 mil espectadores.

Orçado em mais de 69 milhões de dólares americanos, o Estádio está equipado com um sistema de controlo de acessos dos mais avançados, cada porta de acesso está equipada com torniquetes, os quais estão equipados com leitores de bilhetes.

O Estádio também está equipado com um excelente sistema de videovigilância.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.