Com o principal propósito de atingir os lugares cimeiros do Girabola2016, a equipa do Progresso do Sambizanga está engajada no aprimoramento das capacidades competitivas dos seus integrantes, que lutarão determinados em superar os demais adversários do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, garantiu hoje, em Luanda, o preparador físico, Rui Oliveira.

Ao analisar a atual fase pré-competitiva, iniciada no dia 21, no Campo do Complexo Escolar do Progresso, no quadro da época futebolística que arranca em Fevereiro, o especialista brasileiro afirmou à Angop que os jogadores presentes estão determinados nas sessões diárias, para com maior facilidade puderem cumprir com os objetivos preconizados pela direção do clube.

“Estamos a realizar trabalhos de aprimoramento físico, que consiste principalmente no melhoramento da força específica. Verificamos que existe uma grande vontade e determinação na abordagem dos componentes do treinamento por parte dos jogadores. Isso, permite-nos vaticinar um empenho positivo na fase posterior, apesar de ainda não contarmos com todos os integrantes da equipa”, disse.

Acrescentou que, dos 32 jogadores previstos para o plantel sambila, apenas 20 têm comparecido aos treinos, dos quais constam três guarda-redes e 10 atletas juniores (cinco provenientes do Real Sambila), aguardando-se a integração dos restantes no próximo dia 4 de Janeiro.

Além de reconhecer o nível competitivo do Girabola, o técnico realçou que o objetivo do Progresso passa pelo melhoramento da classificação anterior (12º lugar/35 pontos), bem como situar-se entre os cinco primeiros da prova, como defende o seu presidente de direção, Paixão Júnior.

A possibilidade da equipa efetuar um estágio de três semanas no Brasil, com partida prevista para o próximo dia 16 de Janeiro, entre outros, também mereceu referências por parte de Rui Oliveira.

Quanto aos reforços, o central Dieu Massadila, proveniente do 1º de Agosto, o lateral Anastácio (ex-Benfica de Luanda) são os destaques na formação progressista.

Depois da dispensa para o Dia da Família e com a ausência do técnico principal da equipa, o treinador Albano César, por questões pessoais, o conjunto realizou hoje, na Ilha do Cabo, trabalhos de força física. O grupo vai trabalhar até quinta-feira e seguido de dispensa de Fim de Ano, reaparecendo no dia 4 de Janeiro com a maior parte dos atletas.

Desde a abertura das "oficinas", no passado dia 21, a maior parte dos reforços, assim como alguns atletas do antigo plantel ainda não compareceram e estão orientados a fazê-lo em Janeiro. Continuam ausentes do país os atletas Gerard, Vozinha, Ruissike, Lawrence e Benvindo, o jogador e marcador Yano está ao serviço da seleção nacional (Palancas Negras), que também se prepara para o CHAN2016, no Ruanda.

Na jornada inaugural do Girabola2016, o Progresso defronta o promovido Porcelana do Cuanza Norte.

Formado em educação física, o brasileiro Rui Oliveira, depois de já ter antes cumprido dois anos no emblema sambila, passou pelo 1º de Maio de Benguela e Progresso da Lunda Sul, considerada equipa sensação do Girabola2015, vencida pelo Recreativo do Libolo do Cuanza Sul.