Agora com nova designação (GirabolaZAP), a edição 2016 do Campeonato angolano de futebol da primeira divisão inicia-se no próximo dia 19 (sexta-feira) de fevereiro, com o Benfica de Luanda a defrontar o 1º de Agosto, no Estádio dos Coqueiros, na capital do país.

Antes previsto para 14 do mesmo mês, em função dos compromissos da seleção de Angola no CHAN2016, no Rwanda, a decisão do acerto da calendarização resultou do encontro de consenso entre a Federação Angolana de Futebol (FAF) e os clubes envolvidos, realizado hoje, na zona urbanizada do Nova Vida.

Os participantes concluíram ainda que os restantes desafios da ronda acontecem no sábado e domingo, dias 20 e 21, em concordância da proposta apresentada pelo Conselho Técnico e Desportivo da FAF, que também tem a ver com o acordo de transmissão televisiva dos jogos pela estação ZAP.

O sorteio da prova (GirabolaZAP 2016), realizado no passado mês de dezembro, havia determinado o seu arranque para os dias 13 e 14 de fevereiro.

A alteração de datas antes programadas está também na base de um pedido de algumas equipas, como o 1º de Agosto, com maior número de jogadores ao serviço dos Palancas Negras que competiram no Campeonato Africano das Nações (CHAN’2016), no Rwanda.

Ainda sobre a reunião, orientada pelo secretário-geral da FAF, José Cardoso de Lima, os presentes foram também esclarecidos sobre aspetos organizativos do campeonato, tais como inscrições, arbitragem, vistoria e credenciamento dos treinadores e a necessidade de acertos dos clubes sobre os horários de transmissão com a ZAP.

A primeira jornada opõe também o Kabuscorp do Palanca e o Recreativo da Caála, o Desportivo da Huíla recebe o Sagrada Esperança da Lunda Norte, o Interclube jogará no 22 de Junho, em Luanda, com o Progresso da Lunda Sul, o Progresso Sambizanga medirá forças com o Porcelana do Kwanza Norte, o Petro de Luanda jogará com o 4 de Abril do Cuando Cubango, a Académica do Lobito receberá o Atlétco Sport Aviação (ASA), o Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, campeão angolano, vai deslocar-se a Benguela para enfrentar o 1º de Maio.