Girabola 2016 arranca sexta-feira com a receção do Benfica de Luanda aos ‘militares’ do 1.º de Agosto, numa temporada que deverá contar com mais de 60 jogadores estrangeiros, sobretudo da República Democrática do Congo.

Duas das 16 equipas que vão disputar o ‘Girabola’ 2016 vão ser orientadas por treinadores portugueses, como é o caso do campeão em título, Recreativo do Libolo, que volta a contar no banco João Paulo Costa, que se estreia nesta temporada no domingo, na viagem ao terreno do estreante 1.º de Maio, de Benguela.

Ainda na província de Benguela, mas do lado da Académica do Lobito, estreia-se o português Carlos Vaz Pinto como treinador da equipa principal, num contrato assinado em janeiro e válido por uma época.

A equipa de Vaz Pinto joga também no domingo no terreno dos ‘aviadores’ do ASA, depois de no ‘Girabola’ de 2015 apenas ter ‘carimbado’ a permanência na última jornada.

De acordo com informação da Federação Angolana de Futebol, as equipas deverão contar com entre 60 a 70 jogadores estrangeiros, sobretudo congoleses, mas também brasileiros e portugueses, sendo que o período de inscrições ainda decorre.

Na primeira ronda do campeonato, destaque ainda para a receção, em Luanda, no sábado, dos ‘polícias’ do Interclube ao Progresso da Lunda Sul, as duas equipas sensação da competição de 2015

Também no sábado, o Kabuscorp do Palanca recebe em Luanda o Recreativo da Caála, do Huambo, enquanto os ‘diamantíferos’ da Sagrada Esperança viajam até ao campo da Ferrovia para defrontar o Desportivo da Huíla, equipas que também sofreram na parte final do ‘Girabola’ de 2015.

No domingo, a capital angolana vai ‘apadrinhar’ a estreia no principal escalão de outras duas equipas, casos do Porcelana FC (Cuanza Norte), que vai a terreno do Progresso do Sambizanga, e do 4 de Abril (Cuando Cubango), que joga na casa do Petro de Luanda.

O campeonato principal de futebol de Angola passa esta época a designar-se ‘Girabola Zap’, fruto do patrocínio da distribuidora angolana de televisão por satélite.