O angolano Hélder Teixeira deixou de ser, esta quarta-feira, treinador da principal equipa de futebol do Clube Recreativo da Caála, por discordar de algumas questões internas da agremiação.

Ao anunciar hoje, quinta-feira, a sua saída do clube, Helder Teixeira negou que a mesma tenha sido motivada pelas duas derrotas obtidas nos jogos já disputados, contra o Kabuscorp do Palanca (3-1) e o Interclube (1-0), alegando, porém, que as divergências com a direção não o permitem continuar.

O técnico também confirmou a saída, pelos mesmos motivos, do seu adjunto, João Pintar da Silva, informando que o conjunto vai ser orientado provisoriamente por uma comissão de gestão integrada pelo português Luís Miguel Curado Aires (responsável da área de observação de jogos) e o nacional Severino Ulombe Capessa (treinador de guarda-redes).

"Eu e a direção do clube divergimos em questões cruciais e, como consequência, optámos por colocar ponto final na relação contratual, de forma amistosa, impedindo, assim, que situações graves ao longo da época aconteçam", explicou.

De 47 anos, Hélder Mário Pedroso Teixeira protagonizou, este ano, um feito inédito no Clube Recreativo da Caála, ao tornar-se o primeiro angolano a começar uma época no clube. Foi também o responsável, em 2015, pela permanência do conjunto na 1ª divisão, depois de render João Paulo Arsénio Ribeiro “Túbia”, na 6ª jornada.

Contudo, não conseguiu quebrar a "maldição" no Recreativo da Caála, que nunca terminou uma época sem trocar de treinadores, desde que ascendeu à primeira divisão em 2009.

O único representante da província do Huambo no Girabola é famoso pelas constantes mudanças de treinadores, tendo-se notabilizado neste quesito em 2010, ao terminar a época com cinco contratações.

Pelo clube já passaram os nacionais Patrick João Kódia, Mabi de Almeida, David Dias e João Paulo Arsénio Ribeiro, os luso-angolanos Rui Pedro Prata da Conceição Gregório e Fernando Pereira, os portugueses Jorge Manuel da Silva Paixão Santos, Luís Miguel Curado Aires, Vítor Manuel Motas Fernandes, Ricardo Manuel Formosinho, Carlos Manuel Vaz Pinto e António Carlos Bernardino Pedroto.

Na próxima jornada, a 3ª, o conjunto desloca-se à província de Luanda para defrontar o ASA, que tem uma vitória e uma derrota.