Com a exibição de um verdadeiro campeão, o Recreativo do Libolo superiorizou-se ao Interclube, por 2-1, no seu próprio reduto, em jogo da terceira jornada do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão (Girabola2016), disputado no Estádio 22 de Junho.

Mesmo entrando a perder aos 11 minutos, com golo de Moco, por parte dos anfitriões, a formação da província do Cuanza Sul não se intimidou, empatou e adiantou-se no marcador, por intermédio de Danny e Erivaldo, aos 40 e 41 minutos, respetivamente.

Inicialmente foram os caseiros a darem o primeiro sinal de perigo, com Karanga a não dar sentido correto ao esférico, na área adversária. Apesar da resposta contrária, desta pressão, Moco inaugurou na cobrança de uma penalidade, ao cobrar o castigo de uma carga dentro da área libolense.

Mesmo com a contrariedade, o Libolo passou a ofensiva remetendo o oponente para a sua zona defensiva, mandando no desafio como se estivesse a atuar no seu recinto. Aos 30 minutos, Abianda foi substituído por Nandinho, no ataque do Interclube, que evidenciou um relativo equilíbrio neste período.

Em função de um evidente discernimento e movimentação dos dianteiros do Recreativo, que visavam à baliza do Interclube, Danny violou as redes, na sequência de um forte remate de fora da área, sem hipóteses de defesa do guarda-redes JB.

Sem possibilidades de contornar a situação e volvidos mais um minuto, Erivaldo repetiu a proeza do seu colega, fechando a contagem com um tento quase idêntico a gesto e ação protagonizada pelo companheiro.

Nesta toada, em que a turma do Calulo espelhava maior entrosamento e ritmo competitivo, a partida chegou ao intervalo com vantagem destes. No reatamento, Mabululu e Paz entram nos lugares de Mfede e Karanga, no sector atacante do Interclube.

Do outro lado, Brito e Phellype renderam Erivaldo e Diawara, com Nandinho a rematar com muita força para a baliza do Libolo, mas sem o efeito desejado, aos 70.

Aos 82 minutos, Moco desperdiçou uma soberba oportunidade de igualar a contenda, na cobrança de mais um penálti defendido pelo guarda-redes Ricardo Baptista, evitando o possível empate. Já na fase derradeira, Danny foi substituído por Celson, nas hostes intermédia do Libolo.

Assim, estava feita a história do confronto em que os “forasteiros” dominaram os “polícias” no seu próprio “quartel” e quebraram a onda de empates entre si.

Com este resultado, o campeão nacional Recreativo do Libolo somou o seu sétimo ponto e assumiu a liderança provisória da prova, enquanto o Interclube mantém-se com seis.