O ex-jogador da seleção Nacional de futebol, Fabrice Alcebiades Maieco “Akwá” deslocou-se quarta-feira ao município de Icolo e Bengo, em Luanda, onde perspectiva a criação de uma escola de futebol.

Á sua chegada, o ex-capitão da selecção nacional foi recebido pelo Administrador municipal, Adriano Mendes de Carvalho, que o convidou com objectivo de traçar estratégia para a formação de crianças e jovens nesta modalidade (futebol).
Segundo Akwá, a ideia proveniente do Administrador municipal visa, sobretudo, moldar adolescentes desta municipalidade nesta modalidade, permitindo que possam atingir patamares na senda futebolística nacional e internacional.

Para ele, o chamamento para o cumprimento deste projecto torna-se um gesto que se deve agradecer, porquanto não são todos dias que os governantes os fazem e estão disponível para o efeito.

Sem avançar datas, o ex-futebolista Fabrice Alcebiades Maieco ''Akwa'' que foi o capitão e um dos principais responsáveis pela qualificação histórica de Angola para a Copa do Mundo em 2006 na Alemanha, prometeu tudo fazer para que o projecto da criação da escola de futebol surja.

Este projecto frisou, deverá dar a possibilidade de tornar o sonho de muitas crianças de Icolo e Bengo se tornar igualmente um futebolista profissional, sendo ele o protagonista passando a sua experiencia ganha nesta longa carreira.

Fabrice Maieto deu a conhecer que o futebol nacional já esteve melhor que atualmente, mas que os ingredientes para a sua melhoria seria a formação dos jogadores, partindo dos escalões mais baixo inserindo as camadas jovens.

“ A um tempo para cá, esquecemo-nos da camada jovem e isto dá-nos fracassos que o futebol nacional assiste hoje, essas são as consequências” explicou o ex-futebolista.
As equipas do girabola nacional não tem sido regulares na sua prestação, mas elogiou o plantel do 1ºde Agosto. “ È importante que os dirigentes que gerem clubes devem servir o futebol e não a eles próprios, isto tem estado acontecer muito e deixa refém o futebol na sua qualidade” esclareceu.

Finalmente, Akwá almeja que o Clube do Nacional de Benguela, uma vez mais venha ter aquela capacidade anterior.
“É provável que se avizinha as eleições de novo corpos directivos, e que dela saiam bons dirigentes que possam recuperar a sua hegemonia alcançada no passado”. Asseverou.

Por seu turno, o Director municipal dos desportos, José Pedro Serafim, disse que ideia vem reforçar o seu plano de acção, tendo lembrado que os tempos áureos,na década de 90, Icolo e Bengo possuía clubes de futebol muito fortes, como o de São José afecto a Igreja Católica, o Botafogo da localidade da Mabuia, o Zumbi e Cola de Banza Quitel, o Espalha Brasa da Terra Nova na comuna de Cassoneca, clubes que sobreviviam com contribuições próprias, e traziam alegria a população local”.
Actualmente, disse, existem clubes de futebol organizados, como o da comuna de Cabíri onde encontramos o clube União de Mabuia, o Clube de Honga-Zanga, na comuna de Bom Jesus, o Clube do KM-44, o grupo desportivo do Zanbela, já em Cassoneca, o Recreativo de Cassoneca, enquanto na sede municipal temos os Belezas, Detroias, Benfica do Calumbuze, que vão aumentar a paixão futebolística, outro ora vivido no município.

O responsável sustentou que estes empreendimentos aglutinados com a construção dos vários Institutos médios previstos para 2016, farão de Icolo e Bengo uma frente para o desenvolvimento da nova geração.