O clube desportivo 4 de Abril, do Cuando Cubango, derrotou este sábado, no estádio municipal de Menongue, a Académica do Lobito por 3-0, na sequência da 5ª jornada do campeonato nacional de futebol, GirabolaZap2016, conquistando a sua segunda vitória.

Logo no início da partida, os donos da casa "empurraram" a bola para o fundo das malhas adversárias, porém viram o golo anulado pelo facto de o atacante ter deixado a bola embater no braço antes de rematar certeiro à baliza.

A pressão dos caseiros permaneceu e, por força disso, beneficiado do primeiro pontapé de canto aos oito minutos, com o cabeceamento de Kandu, porém viu a bola passar ao lado.

Na sequência, o médio ofensivo do 4 de Abril, Manucho, rematou ao lado, numa jogada de enorme perigo, após um cruzamento de Vander, aos 15 minutos. O mesmo Manucho voltou a desperdiçar uma oportunidade de golo, quando aos 18 minutos, depois de uma boa combinação entre Vender e Cadiata, não conseguiu aproveitar uma defesa incompleta do guarda-redes Sandro, que teve uma tarde de muito trabalho.

Nesta fase de jogo, e com uma ligeira apatia da turma dirigida tecnicamente por Vaz Pinto, o 4 de Abril continuou a desperdiçar “uma mão cheia de oportunidades”, com jogadas bem delineadas e a atacar sobretudo pelas alas, mas sem a eficiência exigida.

A Académica do Lobito, sem iniciativa, jogava no erro do adversário, saindo em tímidos contra-ataques, tendo protagonizado a única situação de perigo aos 35 minutos de jogo, através de um remate de Femi, que viu a bola a rolar nas malhas laterais da baliza adversária. As duas equipas saíam para o intervalo com o resultado nulo.

Na segunda parte, o 4 de Abril a jogar em casa e com o apoio do público, entrou com a mesma postura. Aos 53 minutos, Cadiata foi tocado em falta à entrada da área da Académica de Lobito; na sequência, Dany, chamado a cobrar, colocou a bola no ângulo superior direito, sem hipóteses para a defesa do guarda-redes Sandro, que viu a bola “dançar” no fundo das malhas.

Na tentativa de inverter o ritmo dos acontecimentos, o técnico Vaz Pinto fez entrar Higino, Vado e Chabalal, aos 58, 70 e 76, para os lugares de Femi, Osório e Claúdio, que, no entanto, não trouxeram mudanças significativas.

Ainda assim, foi o 4 de Abril que ampliou a resultado, quando o atacante Kandú finalizou com brilho uma triangulação que envolveu Dany e Manucho.

Com o resultado a seu favor e sem a reação esperada dos “estudantes”, a contenção do esférico, através da conservação da bola, foi a tática imprimida pelo 4 de Abril, que voltaria a marcar o terceiro, por Dany, aos 39 minutos, com um remate colocado, selando o resultado em 3-0.