O Recreativo do Libolo, campeão angolano em título, recebe na segunda-feira, na vila do Calulo, a formação do Benfica de Luanda, naquele que é o jogo grande da sexta jornada do campeonato angolano de futebol, o ‘Girabola’.

Com apenas sete pontos somados, e em sexto lugar, o Libolo, treinado pelo português João Paulo Costa, está a pagar a ‘fatura’ de ter disputado, até agora, as competições africanas, com dois jogos em atraso na tabela.

Em pleno feriado do dia da Paz em Angola, a equipa do Cuanza Sul, a precisar de pontos para subir na tabela e apanhar os restantes candidatos ao título, recebe as ‘águias’ da capital, que começam a recuperar após um arranque de temporada com sucessivas derrotas.

Esta jornada do ‘Girabola’ arranca no sábado, com outro treinador português em cena, caso de Carlos Vaz Pinto, no ‘aflito’ Académica do Lobito, que recebe em Benguela o Progresso do Sambizanga, de Luanda.

Depois de uma temporada de surpresa positiva na estreia no ‘Girabola’, em 2015, o Progresso da Lunda Sul soma apenas três pontos em cinco jogos disputados nesta época e recebe o primodivisionário 04 de Abril, do Cuando Cubango. Ainda no interior norte do país, mas na Lunda Norte, os ‘diamantíferos’ do Sagrada Esperança recebem os ‘petrolíferos’ do Petro de Luanda.

Já no domingo, o Porcelana FC recebe, em dia de luto, os aviadores do ASA. O clube da província do Cuanza Norte deveria jogar no sábado, mas pediu o adiamento da partida para o dia seguinte devido à morte do seu jogador José Gomes ‘Zezão’, atingindo a tiro em Luanda, esta semana, durante um assalto.

Enquanto isso, os ‘militares’ do 1.º de Agosto procuram ‘passear’ pelo Huambo e fechar frente, ao ‘lanterna vermelha’ Recreativo da Caála, a sexta vitória em seis jogos disputados, liderando por isso a tabela classificativa.

Na segunda-feira, o Kabuscorp do Palanca, outro dos candidatos ao título angolano de 2016, vai a Benguela para enfrentar o 1.º de Maio local e tentar, também, manter a pressão sobre o líder da tabela.

Programa da sexta jornada:

- Sábado, 02 abr:
Académica do Lobito - Progresso do Sambizanga.
Progresso da Lunda Sul - 04 de Abril.
Sagrada Esperança - Petro de Luanda.

- Domingo, 03 abr:
Porcelana FC - ASA.
Recreativo da Caála - 1.º de Agosto.
Desportivo da Huíla - Interclube.

- Segunda-feira, 04 abr:
Recreativo do Libolo - Benfica de Luanda.
1.º de Maio - Kabuscorp do Palanca