O Recreativo do Libolo venceu hoje o Benfica de Luanda no fecho da sexta jornada do campeonato angolano de futebol, marcada pela derrota, no domingo, do líder 1.º de Agosto.

Na vila de Calulo, em pleno feriado nacional, dia da Paz, a equipa treinada pelo português João Paulo Costa enfrentou tarefa complicada para levar de vencida as 'águias' da capital. Vencedor das duas últimas edições do 'Girabola' (2014 e 2015), o Libolo até entrou melhor na partida e, logo aos três minutos, adiantou-se no marcador através do camaronês Edy Boyom.

Seguiram-se mais cerca de 90 minutos de jogo sem golos e sobretudo com indefinição na partida, com o Benfica de Luanda a ameaçar o empate nos momentos finais.

Com a vitória de hoje, duas partidas ainda em atraso e face aos resultados da jornada, o Recreativo do Libolo fica a depender apenas de si para chegar à liderança do campeonato angolano.

Ainda hoje, mas em Benguela, o Kabuscorp do Palanca, campeão angolano em 2013, não foi além de um empate a uma bola frente ao 1.º de Maio, um dos últimos da tabela, desperdiçando a oportunidade de consolidar o segundo lugar.

A maior surpresa da jornada aconteceu no Huambo, no domingo, com o líder 1.º de Agosto, que tinha vencido nas cinco jornadas anteriores, a perder em casa do Recreativo da Caála, que até então somava por derrotas todos os jogos disputados.

A equipa de Luanda perdeu por 2-0, mas ainda assim continua isolada no topo do 'Girabola', seguida de perto pela outra turma 'militar' angolana, o Desportivo da Huíla. A equipa do sul do país continua a surpreender no arranque do campeonato, depois de em 2015 ter lutado pela permanência no principal escalão até à última jornada. Desta vez, bateu em casa os 'polícias' do Interclube, de Luanda, por 2-0.

Nesta jornada, destaque ainda para a equipa do Progresso da Lunda Sul, que voltou às vitórias frente ao 04 de Abril, do Cuando Cubango, agora com ambas a somarem os mesmos seis pontos, mas nos últimos lugares da tabela.

Sortes diferentes tiveram os dois históricos de Luanda. O Petro perdeu, no sábado, na Lunda Norte, com os 'diamantíferos' da Sagrada Esperança, por 1-0, enquanto o ASA, que enfrenta uma crise financeira com a perda do patrocínio da transportadora aérea angolana TAAG, foi ao terreno do Porcelana FC, no Cuanza Norte, vencer, no domingo, por 2-1.

Resultados da sexta jornada:

- Sábado, 02 abr:

Académica do Lobito - Progresso do Sambizanga, 0-0.

Progresso da Lunda Sul - 04 de Abril, 1-0.
Sagrada Esperança - Petro de Luanda, 1-0.

- Domingo, 03 abr:

Porcelana FC - ASA, 1-2.
Recreativo da Caála - 1.º de Agosto, 2-0.
Desportivo da Huíla - Interclube, 2-0.

- Segunda-feira, 04 abr:

Recreativo do Libolo - Benfica de Luanda, 1-0.
1.º de Maio - Kabuscorp do Palanca, 1-1.

Classificação:

1. 1.º de Agosto, 15 pontos.
2. Desportivo da Huíla, 12.

3. Kabuscorp do Palanca, 11.
4. Recreativo do Libolo, 10 (menos dois jogos).
5. Petro de Luanda, 9 (menos um jogo).
6. Sagrada Esperança, 9 (menos um jogo).
7. ASA, 9 (menos um jogo).
8. Benfica de Luanda, 9.
9. Progresso do Sambizanga, 8.
10. Porcelana FC, 7.
11. Interclube, 6 (menos um jogo).
12. 4 de Abril, 6.
13. Progresso da Lunda Sul, 6.
14. 1.º de Maio, 5.
15. Académica do Lobito, 4.
16. Recreativo da Caála, 3.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.