Os ‘militares' do 1.º de Agosto venceram hoje, em Luanda, o 1.º de Maio, por 3-1, em jogo a contar para a 11.ª jornada do principal campeonato angolano de futebol, reforçando a liderança do ‘Girabola'.

O jogo terminou ao início da noite e ficou novamente marcado pela qualidade e golos de Gelson, jovem coqueluche do 1.º de Agosto e cuja imprensa desportiva, em Portugal e Angola, tem apontado ter o Sporting como destino.

O jovem avançado abriu o marcador frente ao 1.º de Maio, de Benguela, aos quatro minutos, resultado que Geraldo aumentaria aos 31 minutos. Já no início da segunda parte (52 minutos) foi Filipe a trazer de novo emoção à partida, ao marcar o primeiro para os forasteiros.

Aos 68 minutos, após mão na bola dentro da área, o 1.º de Agosto carimbou o 3-1 final através da conversão de uma grande penalidade, por intermédio de Gelson, permitindo à equipa ‘militar' de Luanda reforçar a liderança do ‘Girabola'.

Em cima dos 90 minutos, chamado a converter uma grande penalidade a favor do 1.º de Maio, Filipe ainda falhou a hipótese de fazer o seu segundo golo da partida.

Durante a tarde, no Huambo, o Recreativo da Caála recebeu o campeão em título Recreativo do Libolo, que não foi além de um empate sem golos, confirmando as dificuldades em perseguir o líder do ‘Girabola' de 2016.

A equipa treinada pelo português João Paulo Costa já vê o 1.º de Agosto a sete pontos e ainda com um jogo em atraso, deixando cada vez mais distante o sonho de conquistar o tricampeonato (depois das vitórias em 2014 e 2015).

Esta jornada arrancou na sexta-feira, com as ‘águias' da capital a serem derrotadas, no Estádio dos Coqueiros, pelo Kabuscorp do Palanca, ambas de Luanda. O único golo da partida foi marcado por Fundo, perto do final da primeira parte.

Este foi o primeiro jogo da equipa do Kabuscorp sem o treinador angolano Miller Gomes (campeão pelo Libolo em 2014), que apresentou a demissão no dia anterior, face aos maus resultados. Com este resultado, Kabuscorp juntou-se ao Benfica de Luanda no quinto posto.

Com os mesmos 18 pontos está o agora o surpreendente Desportivo da Huíla, que no sábado foi ao terreno do 04 de Abril, no Cuando Cubango, empatar sem golos.

Num dos vários dérbis da capital angolana, o Petro perdeu sábado, em casa, com os ‘polícias' do Interclube por 2-1, isolando-se no quarto lugar.

Na cauda da tabela destaque para o Académico do Lobito, treinado pelo português Carlos Vaz Pinto, que venceu em casa o Porcelana FC, por 1-0, mesmo resultado do embate entre duas outras equipas de Luanda, Progresso do Sambizanga e ASA, com os ‘aviadores' a saírem derrotados, vendo as contas no ‘Girabola' cada vez mais complicadas.