Com objetivos no resgate do Girabola, o 1º de Agosto procura domingo, às 18h00, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, manter a supremacia sobre o Interclube, no jogo de destaque da 13ª jornada do campeonato angolano de futebol da primeira divisão.

Longe do caráter dos 'dérbies' anteriores, em que despontavam craques como N’dunguidi Daniel e Mendinho, o clássico vai opor o primeiro (d’Agosto) ao segundo classificado da prova, com 27 e 22 pontos, respetivamente, e ainda assim espera-se um jogo renhido.

Ary Papel, Gelson e Geraldo, por parte dos “militares”, e Fabrício, Karanga e Pirolito, pelos "polícias", fazem antever algum equilíbrio na partida, sendo que o principal objetivo de ambos é conquistar os três pontos.

As formações provêm de resultados diferentes, tendo os “agostinos” sido derrotados pelo Kabuscorp do Palanca, por 0-2, enquanto o Inter superou (1-0) o Benfica de Luanda.

A vitória da ronda transata é bastante moralizadora para o conjunto da “polícia”, às ordens de Zdravko Logarusic, mas o d’Agosto certamente vai tentar corrigir os aspetos negativos do último final de semana no sentido de obter um resultado positivo, já que atua na condição de visitado.

Orientada por Dragan Jovic, a equipa militar está “obrigada” a empenhar-se e manter a liderança na luta pelo título, perdido em 2007, por coincidência a favor do Interclube.

Nas duas últimas partidas entre si, no Girabola2015, o 1º de Agosto levou vantagem nas 11ª e 26ª jornadas com duplo 2-0. Na altura, os golos foram de Bem Traore na primeira volta e Mateus Galiano na segunda.

Nos outros jogos, o Recreativo do Libolo (5º classificado/21 pontos) recebe o Sagrada Esperança da Lunda Norte (10º/12), o Kabuscorp (3º/21p) visita o 4 de Abril do Cuando Cubango (15º/11p), o Petro de Luanda (4º/21p) defronta o Progresso do Sambizanga (8º/17p) e o Benfica de Luanda (6º/18p) mede forças com o Atlético Sport Aviação ASA (16º/10p).

No Huambo, o Recreativo da Caála (12º/12p) recebe o Porcelana do Cuanza Norte (14º/11p), o Progresso da Lunda Sul (9º/14p) terá pela frente o Desportivo da Huíla (7º/18p) e a Académica do Lobito (13º/11p) joga com o 1º de Maio de Benguela (11º/13p).

Gelson, avançado do 1º de Agosto, é o líder dos marcadores com 11 golos, seguido por Filipe, do 1º de Maio, e Amido Baldé, do Benfica de Luanda, ambos com cinco, ao passo que Moco, do Interclube, tem quatro.