As equipas do Atlético Sport Aviação (ASA) e 1º de Agosto, mais antigas na história do Girabola, abrem sexta-feira, às 18:00, a 14ª jornada do campeonato nacional de futebol da primeira divisão, no Estádio dos Coqueiros, em Luanda, numa altura em que estão separadas por 15 pontos na tabela classificativa.

A larga diferença pontual reflete o atual desequilíbrio entre os clubes que nos primórdios da competição congregavam muitos dos melhores futebolistas do país, enchiam os campos e levavam seus apoiantes ao delírio com jogadas, dribles, remates e golos inesquecíveis na história do dérbi entre “militares” e “aviadores”.

Em confronto estarão 12 títulos, repartidos em nove para o “d’Agosto” e três a formação do aeroporto.

No comando do Girabola2016 com 28 pontos, o 1º de Agosto entram com certo favoritismo, apesar de o opositor (14º com 13 pontos) estar motivado pela vitória da jornada anterior sobre o Benfica de Luanda, por 1-0.

Os militares vão tentar redimir-se do empate (3-3) do último final de semana com o Interclube e aumentar a vantagem no topo do pódio, onde os mais diretos perseguidores (Petro e Libolo) podem encurtar a distância para um ponto, mas terão que se aplicar ante um ASA quase “renascido” da crise de resultados que o afetava e obrigou o afastamento do técnico brasileiro Roberto do Carmo “Robertinho”.

Nos mais recentes confrontos, na época passada (Girabola2015), o 1º de Agosto superou o ASA nas duas voltas, com goleada de 5-0, na primeira, e 2-1 na segunda.
Entre as várias gerações da história entre estes emblemas realce para Napoleão Brandão, Lourenço, Ndunguidi, Alves, Julião, Zeca, Tando, Nelito Kwanza e Ivo Traça pelos militares, enquanto do outro lado Giovetty, Rola, Eduardo Machado, Catarino, Lutandila, Jujú, Matias, Chinguito e Chico Diniz.

A jornada 14 do Girabola2016 reserva ainda outro “derby” luandense entre o Petro e Benfica, domingo, no Estádio dos Coqueiros, a partir das 18 horas.

Os ‘’petrolíferos’’ ocupam o segundo posto com 24 pontos, mais seis que os “benfiquistas” em sexto lugar.

Por sua vez, o Recreativo do Libolo, campeão em título e terceiro com 24 pontos, será visitado pelo Porcelana FC do Cuanza Norte, 16º e último da tabela classificativa com 11 pontos.

Os libolenses têm registado alternância de resultados, enquanto o Porcelana, regressado este ano ao escalão principal, procura tudo fazer na procura da manutenção.

O Interclube, quarto (23 p) defronta o 4 de Abril do Cuando Cubango (13º - 14 pontos), num jogo em que as equipas vêm de bons resultados da ronda anterior, pois os “polícias” conseguiram recuperar uma desvantagem de 0-3 ao líder 1º de Agosto (3-3), e os representantes do Cuando Cubango ganharam o Kabuscorp do Palanca, por 3-1.

A jornada terá ainda os jogos Sagrada Esperança (12º/14p) - Progresso do Sambizanga (8º/17p), Desportivo da Huíla (7º/18p) - Recreativo da Caála (10º/15p), 1º de Maio (15º/ 13 p) - Progresso da Lunda Sul (8º/17p) e Kabuscorp (5º/21p) - Académica do Lobito (11º/14 p).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.