O dérbi de Luanda entre os ‘militares' do 1.º de Agosto e o Petro promete animar este sábado a 15.ª jornada do campeonato nacional de futebol angolano, com ambas as equipas no topo do ‘Girabola', separadas por quatro pontos.

A partida maior da última jornada da primeira volta, considerado o maior dérbi do futebol angolano, joga-se no sábado, no estádio 11 de Novembro, com as duas equipas a saírem de vitórias motivadoras sobre rivais de Luanda, os ‘militares' de 3-0 sobre o ASA e os petrolíferos por 2-0 frente ao Benfica.

Ainda com um jogo em atraso, o 1.º de Agosto vê nesta partida a possibilidade de se distanciar da concorrência, já que além do Petro, em terceiro lugar, sabe que o Recreativo do Libolo - que está no segundo posto, a um ponto do líder - já jogou, e venceu, em maio, por 1-0, o Desportivo da Huíla.

Em caso de vitória dos ‘petrolíferos', que também anseiam por recuperar em 2016 o título que há vários anos foge das mãos, a segunda volta do ‘Girabola' começará de forma totalmente indefinida.

Esta 15.ª jornada arranca já na sexta-feira, com a receção do Benfica de Luanda, no estádio 11 de Novembro, a outro histórico da capital, o Progresso do Sambizanga, ambos separados por apenas um ponto, sobretudo devido às derrotas consecutivas das ‘águias'.

No sábado, destaque também para a viagem do Kabuscorp do Palanca, ainda a pensar na aproximação ao líder, até ao terreno do Progresso da Lunda Sul, no interior norte de Angola, enquanto o Interclube, outro dos candidatos ao ‘Girabola' de 2016, vai a Benguela para defrontar o ‘aflito’ Académico do Lobito.

Indefinida está a situação do Porcela FC, do Cuanza Norte, que anunciou no final de maio a desistência do ‘Girabola' por dificuldades financeiras e que deveria viajar no sábado para a Lunda Sul para defrontar o Sagrada Esperança.