O 1.º de Agosto venceu hoje o maior dérbi do futebol angolano, ultrapassando o Petro de Luanda com um único golo, o qual permitiu carimbar a liderança do ‘Girabola' no fecho da primeira volta do principal campeonato de Angola.

Com este resultado, a equipa dos ‘militares' de Luanda reforça o estatuto de principal candidato ao título angolano, com mais quatro pontos e um jogo por disputar em relação ao segundo classificado, deixando ainda para trás os ‘petrolíferos', que tentavam hoje colar-se ao primeiro lugar.

No jogo maior da 15.ª jornada, a última da primeira volta, disputado no Estádio 11 de Novembro, Issac foi a figura de destaque, ao marcar o único golo. O jogo levava apenas quatro minutos quando os ‘militares' passaram para a frente do marcador, dominando praticamente toda a primeira parte.

Apesar de ter criado várias oportunidades, chegando mesmo a controlar parte da segunda metade do jogo, o Petro de Luanda não foi capaz de marcar na baliza defendida por Dominique.

O treinador do Petro de Luanda, Roberto Bianchi, assumiu que os ‘petrolíferos' foram "bastante superiores" frente ao 1.º de Agosto, mas que "logicamente faltou o golo".

"Infelizmente, hoje não conseguimos um bom resultado, mas dentro de campo fomos superiores ao rival", disse o técnico, recordando a juventude dos jogadores do Petro de Luanda, que no ‘Girabola' de 2015 chegou a estar próximo dos lugares de descida de divisão, lutando agora pelo título.

Do lado dos ‘militares', o técnico-adjunto, Filipe N'Zanza, elogiou o "futebol exibido" perante um estádio cheio, afirmando que o 1.º de Agosto "ganhou bem" a partida.

"Queremos um 1.º de Agosto regular e vamos fazer tudo para que seja assim também durante a segunda volta, mas sabemos que é um campeonato equilibrado", disse o técnico, projetando os próximos 15 jogos do ‘Girabola'.

Esta última jornada da primeira volta começou a 25 de maio, com o campeão em título e atual segundo classificado, o Recreativo do Libolo, a vencer em casa o Desportivo da Huíla, tendo entretanto iniciado um estágio em Portugal, durante a pausa que se segue no campeonato angolano.

Na sexta-feira, o Benfica de Luanda agravou a crise de resultados e voltou a não vencer, desta vez na receção a outra equipa da capital angolana, o Progresso do Sambizanga, com o marcador a ficar em branco para as duas formações.

Já hoje, destaque também para o Kabuscorp do Palanca, um dos vencedores da jornada, que ao derrotar por 1-0, em Saurimo, a formação da casa, o Progresso da Luanda Sul, se reaproximou do topo do ‘Girabola'.

No final da partida, o Kabuscorp anunciou a contratação de Romeu Filemon, ex-selecionador de Angola, como novo treinador da equipa principal.

Numa ronda com poucos golos, os ‘polícias' do Interclube, de Luanda, foram a Benguela empatar a zero com a Académica do Lobito, que continua nos últimos lugares da tabela, em risco de descida de divisão.

A última ronda da primeira volta do ‘Girabola' só termina no domingo, com a receção, no Huambo, do Recreativo da Caála ao 1.º de Maio, separadas por quatro pontos mas igualmente em situação de ‘aflição' na tabela.

Resultados da 15.ª jornada:

- 25 de maio:

Recreativo do Libolo - Desportivo da Huíla, 1-0.

- Sexta-feira, 10 jun:

Benfica de Luanda - Progresso do Sambizanga, 0-0.

- Sábado, 11 jun:

1.º de Agosto - Petro de Luanda, 1-0.

Sagrada Esperança - Porcelana FC, 3-0.

Progresso da Lunda Sul - Kabuscorp do Palanca, 0-1.

Académica do Lobito - Interclube, 0-0.

04 de Abril - ASA, 1-1.

- Domingo, 12 jun:

Recreativo da Caála - 1.º de Maio.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.