A formação do Progresso da Lunda Sul venceu este sábado, no estádio municipal das Mangueiras, em Saurimo, por 1-0, o Interclube, em jogo referente a 16ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão (Girabola2016).

O desafio marcado com a estreia de Diogo Rossano (reforço) e do “puto” Dji de 17 anos de idade (vindo do escalão de formação do clube), teve uma primeira parte sem muita história, com as duas equipas a fazerem jogo de contenção, o que parecia que as mesmas jogavam para o empate, causando descontentamento por parte dos adeptos.

Durante ainda a primeira parte, os guarda-redes das duas formações, Wilson (Progresso da Lunda Sul) e JB (Interclube de Luanda), passaram de meros espectadores, porque não viram as suas balizas serem ameaçadas.

Passes errados, cruzamentos mal direcionados, jogadas incompletas, remates fracos por parte dos avançados, foi assim os primeiros 45 minutos, o que de certa forma facilitou o trabalho da equipa de arbitragem chefiada por José Sebastião.

No reatar da partida, o Progresso da Lunda Sul entrou mais determinado, atrevido e com vontade de fazer golo nos primeiros minutos, o que chamou a si o domínio do jogo durante a segunda parte.

No minuto 63, Quinzinho fez um remate forte fora da área, o que obrigou o guarda-redes JB a uma defesa apertada, cedendo assim a primeira ponta pé de canto, dois minutos depois Herve Ndonga insolado na pequena área adversária deixou-se bater pelo guardião do Interclube.

O Interclube reagiu no minuto 66 por intermédio de Mabululu, que fez um remate forte fora da área, mas este viu o poste esquerdo da baliza de Wilson a negar aquele que seria o primeiro golo da sua equipa.

Quando tudo parecia que o jogo terminasse empatado, Shileshi no minuto 91, aproveitou bem o passe de Herve na ala direita, este de cabeça fez o único golo da partida, garantindo assim os três pontos a sua formação no arranque da segunda volta da competição.

Nos minutos finais, o Progresso da Lunda Sul baixou a equipa toda, com objectivo de defender o resultado e conseguiu, para a felicidade dos mais de sete mil adeptos que se fizeram presentes no estádio das Mangueiras.