O líder do principal campeonato angolano de futebol, 1.º de Agosto, empatou hoje em Luanda, frente ao Progresso do Sambizanga, em jogo a contar para a 17.ª jornada do Girabola e viu o campeão em título Libolo aproximar-se.

A equipa dos ‘militares' de Luanda entrou para a partida de hoje pressionada, sabendo da vitória do Recreativo do Libolo no dia anterior, o que se refletiu no campo. O 1.º de Agosto até entrou melhor, com Geraldo a inaugurar o marcador logo aos 14 minutos, vantagem que durou menos de 10 minutos, até Yano restabelecer a igualdade para os ‘sambilas'.

Ainda durante a primeira parte, o jovem avançado angolano Gelson, apontado ao Sporting e que lidera a tabela dos goleadores do Girabola com 16 golos, falhou a conversão de uma grande penalidade a favor do 1.º de Agosto, quando passavam 33 minutos, permanecendo o resultado inalterado até final.

No sábado à tarde, também em Luanda, o Recreativo do Libolo, vencedor do campeonato de 2015, venceu por 1-0 os locais do Kabuscorp do Palanca. A equipa treinada pelo português João Paulo Costa fica assim, no final da 17.ª jornada, a três pontos do líder da tabela. Já na equipa ‘palanquina', campeã pela última vez em 2013, de Romeu Filemon, que até há poucos meses era selecionador angolano de futebol, continua sem vencer, somando duas derrotas em dois jogos.

Ainda no sábado, os ‘polícias' do Interclube não foram além de um empate a um bola com o Recreativo da Caála, permanecendo as duas equipas separadas na tabela por três pontos.

A jornada 17 abriu na sexta-feira, com o Benfica de Luanda a receber e bater o 04 de Abril, por 1-0, com as ‘águias' a regressarem as vitórias e a equipa do Cuando Cubango, numa profunda crise financeira, a agravar as contas nos últimos lugares da tabela.

A surpresa desta ronda aconteceu no Lubango, com os locais do Desportivo da Huíla a perderem com o lanterna-vermelha Porcelana FC, por 1-0. No final desta partida, o treinador do Desportivo da Huíla, Ivo Traça, anunciou a intenção de abandonar o cargo.

Ainda em Luanda, o histórico ASA comprometeu e perdeu em casa, 1-0, com o Progresso da Lunda Sul, e volta a ter a continuidade no Girabola ameaçada.

No último jogo da jornada, no domingo à noite, o Petro de Luanda venceu em casa o cada vez mais aflito Académica do Lobito, por 1-0, e está agora a seis pontos do líder 1.º de Agosto.

Resultados da 17.ª jornada

- Sexta-feira, 15 jul:

Benfica de Luanda - 04 de Abril, 1-0.

- Sábado, 16 jul:

Kabuscorp do Palanca - Recreativo do Libolo, 0-1.

Interclube - Recreativo da Caála, 1-1.

- Domingo, 17 jul:

Progresso do Sambizanga - 1.º de Agosto, 1-1.

ASA - Progresso da Lunda Sul, 0-1.

1.º de Maio - Sagrada Esperança, 1-0.

Desportivo da Huíla - Porcelana FC, 0-1.

Petro de Luanda - Académica do Lobito, 1-0.

Classificação:

1. 1.º de Agosto, 39 pontos.

2. Recreativo do Libolo, 36.

3. Petro de Luanda, 33.

4. Kabuscorp do Palanca, 27.

5. Interclube, 26.

6. Progresso da Lunda Sul, 25.

7. Recreativo da Caála, 23.

8. Sagrada Esperança, 22 (menos um jogo).

9. Progresso do Sambizanga, 22.

10. Benfica de Luanda, 22.

11. Desportivo da Huíla, 18 (menos um jogo).

12. 1.º de Maio, 18.

13. ASA, 17.

14. 4 de Abril, 16.

15. Académica do Lobito, 15.

16. Porcelana FC, 14.