O embate entre o Recreativo do Libolo e o Interclube, na vila do Calulo, concentra as atenções da 18.ª jornada do principal campeonato angolano de futebol, ainda com a dúvida sobre a realização do jogo do líder 1.º de Agosto.

O campeão em título do ‘Girabola', treinado pelo português João Paulo Costa, tenta, em casa, no domingo, a aproximação ao líder, com ambas as equipas separadas desde a última jornada por apenas três pontos. Já os ‘polícias' do Interclube, de Luanda, querem retomar as vitórias, após alguns resultados menos positivos.

Atento ao jogo da vila do Calulo estará a formação do 1.º de Agosto, que tem partida agendada para quarta-feira, no estádio municipal de Menongue, no Cuando Cubango, contra os locais do 04 de Abril. No entanto, os ‘militares' de Luanda ainda não sabem se a partida se realizará, depois de durante a semana a direção do 04 de Abril ter anunciado a desistência do ‘Girabola' por dificuldades financeiras.

É que a direção do Porcelana FC anunciou decisão idêntica em maio, mas a equipa acabou por continuar em prova até ao momento e, embora no último lugar da tabela, ainda pensa na manutenção e joga no domingo em casa, no Cuanza Norte, com outro ‘aflito’, o 1.º de Maio de Benguela.

Na abertura da jornada, no sábado, o Kabuscorp do Palanca, que venceu o ‘Girabola' em 2013, desloca-se ao Dundo, na Lunda Norte, para defrontar os ‘diamantíferos' do Sagrada Esperança, mas já praticamente arredado da luta pelo título em 2016, a 12 pontos da liderança.

Destaque ainda no sábado para o Petro de Luanda, que tenta intrometer-se na luta pelo título de campeão entre o 1.º de Agosto e o Recreativo do Libolo. Os ‘petrolíferos' da capital estão em terceiro lugar e jogam no leste do país, em Saurimo, com o Progresso da Lunda Sul, com as duas equipas separadas na tabela por oito pontos.

Já o Benfica de Luanda desloca-se no domingo a Benguela para defrontar no estádio do Buraco o cada vez mais aflito Académica do Lobito, enquanto o Progresso do Sambizanga viaja também da capital para o sul, neste caso para jogar na Ferrovia com o Desportivo da Huíla, do Lubango.

Programa da 18.ª jornada

- Sábado, 23 jul:

Porcelana FC - 1.º de Maio.

Sagrada Esperança - Kabuscorp do Palanca.

Progresso da Lunda Sul - Petro de Luanda.

- Domingo, 24 jul:

Recreativo do Libolo - Interclube.

Académica do Lobito - Benfica de Luanda.

Recreativo da Caála - ASA.

Desportivo da Huíla - Progresso do Sambizanga.

- Quarta-feira, 27 jul:

04 de Abril - 1.º de Agosto.

Classificação:

1. 1.º de Agosto, 39 pontos.

2. Recreativo do Libolo, 36.

3. Petro de Luanda, 33.

4. Kabuscorp do Palanca, 27.

5. Interclube, 26.

6. Progresso da Lunda Sul, 25.

7. Recreativo da Caála, 23.

8. Sagrada Esperança, 22 (menos um jogo).

9. Progresso do Sambizanga, 22.

10. Benfica de Luanda, 22.

11. Desportivo da Huíla, 18 (menos um jogo).

12. 1.º de Maio, 18.

13. ASA, 17.

14. 4 de Abril, 16.

15. Académica do Lobito, 15.

16. Porcelana FC, 14.