O Atlético Sport Aviação (ASA) poderá realizar no próximo fim-de-semana o seu último jogo no Campeonato Nacional de futebol da I divisão, Girabola2016, por enfrentar dificuldades financeiras, anunciou hoje, em declarações à Rádio 5, o presidente de direção do clube aviador, Elias José.

De acordo com o responsável, o pouco dinheiro que resta nos cofres do clube serve apenas para efetuar o jogo com o Recreativo do Libolo do Cuanza Sul (campeão em titulo), no próximo fim-de-semana, mas já não será suficiente para se deslocar à cidade do Dundo, na 20ª ronda, ao encontro do Sagrada Esperança da Lunda Norte. "Após a TAAG ter deixado de patrocinar o clube, os problemas financeiros têm estado a agudizar-se. As empresas indicadas para cobrir o vazio não estão a cumprir e em função disso as dificuldades financeiras têm aumentado cada vez mais’’ – realçou.

Informou que ao longo do tempo tem havido alguma intranquilidade, sobretudo com o incumprimento no pagamento de salários que já registam dois meses em atraso e de contratos por concluir.

Apesar desta situação, indicou, o ASA continua a contactar os patrocinadores, mas a crise financeira que abala o país afectou todas empresas. “Ainda assim continuamos a bater às portas daquelas pessoas que gostam do ASA que nos podem ajudar, incluindo a Transportadora Aérea Angolana (TAAG)", disse o presidente do clube do aeroporto.

Elias José referiu igualmente que a TAAG anunciou o corte do financiamento (um milhão de Kwanzas) ao complexo turístico, face às referidas dificuldades, o que, segundo Elias José, aumenta mais a crise, visto lá estarem hospedados alguns jogadores.

O ASA ocupa o 13º lugar, com 17 pontos em 18 jogos, fruto de cinco vitórias, dois empates, 11 derrotas, 14 golos marcados e 24 sofridos. A prova é liderada pelo 1º de Agosto com 40. Nesta época, duas equipas também já anunciaram desistência pelos mesmos motivos, designadamente o Porcelana FC do Cuanza Norte e o 4 de Abril do Cuando Cubango, mas recuaram das suas decisões.