Girabola

31-07-2016 20:38

1º de Agosto goleia e é cada vez mais líder no 'Girabola'

O 1º de Agosto venceu a Académica do Lobito por 5-0.
1.º de agosto dagosto futebol angola

O 1º de Agosto consolidou a liderança na 19ª jornada.

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

O 1.º de Agosto consolidou este domingo a liderança no 'Girabola', ao golear a Académica do Lobito, em jogo da 19.ª jornada do principal campeonato angolano de futebol, e beneficiando dos desaires do Libolo e do Petro.

A jogar em casa, em Luanda, e a saber dos resultados de todos os adversários, a equipa 'militar' entrou menos pressionada, frente ao lanterna-vermelha, e demorou 30 minutos a inaugurar o marcador, por intermédio do angolano Dani Massunguna.

Logo no arranque da segunda parte, Ary Papel (que ainda bisou) e Gelson (também bisou) fizeram dois golos em duas jogadas consecutivas, 'carimbando' a vitória do 'pri'. Disputada no Estádio 11 de Novembro, a partida acabaria com a vitória do 1.º de Agosto, por 5-0, que assim reforçou a liderança do 'Girabola' de 2016.

O jovem avançado angolano Gelson, que no final da temporada (novembro) ruma ao Sporting, já soma 18 golos no 'Girabola' e é o melhor artilheiro do campeonato.

Horas antes, o campeão em título Recreativo do Libolo, que tinha hipótese de chegar, mesmo que provisoriamente, ao primeiro lugar, saiu derrotado da viagem a Luanda. Apesar das graves dificuldades financeiras na equipa do ASA, com dois meses de salários em atraso e a ameaça de desistência do 'Girabola', os 'aviadores' surpreenderam e com o golo solitário de Nelito, aos 87 minutos, levaram de vencida a formação de Calulo, no Cuanza Sul.

Com este resultado, a equipa treinada pelo português João Paulo Costa volta a ficar a quatro pontos do líder e vê o tricampeonato mais longe.

Na abertura da 19.ª jornada do 'Girabola', o Benfica de Luanda recebeu e venceu o Progresso da Lunda Sul por 2-1, com as duas equipas agora empatadas, com os mesmos 26 pontos, na primeira metade da tabela.

No sábado, destaque para o Kabuscorp do Palanca, que goleou em casa o 'aflito' Porcelana FC. Com este resultado, o ex-selecionador angolano de futebol, Romeu Filemon, 'carimbou' também a primeira vitória no comando da equipa 'palanquina' ao fim de quatro jogos, beneficiando ainda do resultado do Petro de Luanda para se aproximar do terceiro lugar.

É que também no sábado, a equipa dos 'petrolíferos' empatou na capital com o Recreativo da Caála, a um golo, marcando passo na perseguição aos líderes do 'Girabola'.

Este jogo teve ainda a particularidade de os dois golos terem sido marcados nos últimos instantes, primeiro pela equipa da casa, aos 88 minutos, por intermédio de Tiago Azulai. Para o Recreativo da Caála, Boubacar restabeleceu o empate, aos 90 minutos.

Os 'polícias' do Interclube venceram em casa, em Luanda, ainda no sábado, os 'diamantíferos' do Sagrada Esperança, por 2-1, e isolaram-se no quinto lugar da tabela.

Nos jogos de domingo destaque para a única das oito partidas da jornada disputada fora de Luanda, com o 1.º de Maio de Benguela a receber no estádio Municipal daquela cidade o Desportivo da Huíla, jogo que terminou com um empate a uma bola.


Resultados da 19.ª jornada:

- Sexta-feira, 29 jul:

Benfica de Luanda - Progresso da Lunda Sul, 2-1.

- Sábado, 30 jul:

Kabuscorp do Palanca - Porcelana FC, 3-0.

Interclube - Sagrada Esperança, 2-1.

Petro de Luanda - Recreativo da Caála, 1-1.

- Domingo, 31 jul:

ASA - Recreativo do Libolo, 1-0.

Progresso do Sambizanga - 04 de Abril, 1-1.

1.º de Maio - Desportivo da Huíla, 1-1.

1.º de Agosto - Académica do Lobito, 5-0.

Classificação:

1. 1.º de Agosto, 43 pontos.

2. Recreativo do Libolo, 39.

3. Petro de Luanda, 35.

4. Kabuscorp do Palanca, 31.

5. Interclube, 29.

6. Recreativo da Caála, 27.

7. Progresso da Lunda Sul, 26.

8. Progresso do Sambizanga, 26.

9. Benfica de Luanda, 26.

10. Sagrada Esperança, 23 (menos um jogo).

11. ASA, 20.

12. Desportivo da Huíla, 19 (menos um jogo).

13. 1.º de Maio, 19.

14. Porcelana FC, 17.

15. 04 de Abril, 17.

16. Académica do Lobito, 16.

Conteúdo publicado por Sportinforma