Com um golo de Nelito aos 88 minutos, o Atlético Sport Aviação (ASA) derrotou este domingo no Estádio dos Coqueiros o campeão em título, Recreativo do Libolo, por 1-0, em jogo pontuável à 19ª jornada do campeonato angolano de futebol da primeira divisão, Girabola.

A viver uma "crise" de resultados e financeira, estando em busca da permanência, os donos da casa tiveram pela frente um Libolo moralizado com possibilidades de atingir a liderança da prova, mas não se intimidaram e ombrearam, mesmo em inferioridade numérica.

Bastante regulares em campo, os dois conjuntos faziam um jogo vistoso, antes da árbitra Marximina Bernardo entrar em "cena" ao tomar decisões muitas vezes imprecisas, precipitadas e contrárias aos seus auxiliares, situação que gerou protesto no campo e nas bancadas.

Quando faltavam dois minutos para o intervalo, o treinador dos aviadores, José de Carvalho "Corola", foi expulso por protestar uma falta de que foi alvo um dos seus jogadores, situação que gerou desconforto no seio dos seus adeptos, tendo as equipas saído para o intervalo empatadas a zero.

Na segunda parte, aos 50 minutos, numa clara oportunidade de golo do Libolo, Nandinho cabeceou mas a bola foi ao poste da baliza de Maguete, quando este já estava batido.

Foram necessários mais dois minutos para que Maximina Bernardo voltasse a evidenciar-se expulsando o médio Regino, do ASA, por acumulação de cartões amarelos, depois de ter protestado a decisão da juíza.

Nem mesmo a jogar com menos um atleta os aviadores mostraram alguma fragilidade e logo a seguir beneficiaram de duas oportunidades de golo, não concretizadas por Fosso, que mostrava alguma intranquilidade sempre que tinha a bola em sua posse.

Aos 88 minutos o ASA fez o único golo do jogo: cruzamento de Castro para Nelito, em campo a partir dos 69 minutos, que de cabeça atirou para as redes do Libolo. Com a vantagem no placar, passou a existir um espírito maior de entre-ajuda entre os jogadores do ASA, que tudo fizeram para que a vitória fosse concretizada.

Com este triunfo, os aviadores somam 23 pontos na décima posição, enquanto os libolenses mantêm-se na segunda posição, com 39.