Angola

01-08-2016 22:40

1º de Agosto assinala 39 anos com olhos no título de futebol

Fundada a 1 de Agosto de 1977, esta agremiação tem como modalidades de eleição o futebol.
1º de Agosto
Foto: ANTÓNIO ESCRIVÃO

1º de Agosto

Por SAPO Desporto c/Angop sapodesporto@sapo.pt

O 1º de Agosto completou esta segunda-feira o seu 39º aniversário, num ano em que a principal aposta da coletividade é a conquista do 10º título nacional de futebol que se lhe escapa há uma década.

Fundada a 1 de Agosto de 1977, esta agremiação tem como modalidades de eleição o futebol (líder do Girabola2016), basquetebol e andebol, controlando mais de 90 mil sócios, parte dos quais militares.

O clube movimenta ainda o hóquei em patins, atletismo, voleibol, natação, xadrez, ciclismo, boxe, karaté-dó, canoagem, taekwondo, judo e tiro aos pratos.

A coletividade, que conta no seu palmarés com uma presença na final da taça da Confederação Africana de Futebol, tem Ndunguidi Daniel como das principais referências. Nicola Berardineli ficou na história como o primeiro treinador a conduzir a equipa ao título nacional “AA”.

Atualmente a aposto nas infraestruturas e na formação é clara, destacando-se a construção da cidade desportiva que está a ser erguida nos arredores do aeroporto 4 de Fevereiro.

No local existem já três campos de futebol, estando dois a ser utilizados pelas camadas de formação, designadamente “Daniel Ndunguidi” e “Nicola Berardineli” e um outro que serve para treino da equipa principal.

Um estádio de futebol com capacidade para 20 mil espectadores, denominado “General França Ndalu”, onde passará a realizar os seus jogos oficiais, além de uma academia de futebol, uma piscina, internato e colégio atestam a nova era do clube do Rio Seco.

Com sede no distrito da Maianga, a coletividade possui os pavilhões Victorino Cunha e Jean Jacques da Conceição, e a piscina Nádia Cruz, bem como o Complexo Desportivo do Miramar, com uma piscina, uma quadra de ténis e dois recintos para a prática de andebol.

Conteúdo publicado por Sportinforma