O principal campeonato angolano de futebol está ao rubro, depois de o líder 1.º de Agosto ter ‘escorregado’ na viagem à Lunda Sul, permitindo a aproximação do campeão em título, o Recreativo do Libolo, e do Petro de Luanda.

Em jogo a contar para a 20.ª jornada do ‘Girabola’, agendado para domingo e que, por decisão da Federação Angolana de Futebol (FAF), foi antecipado entretanto para sábado, os ‘militares’ foram derrotados no estádio das Mangueiras pelo Progresso da Lunda Sul.

A partida foi resolvida com o golo solitário de Norberto, que aos 79 minutos, aproveitou a desconcentração defensiva do 1.º de Agosto, deixando campeonato ao rubro, quando entra no último terço da competição.

Já hoje, o Recreativo do Libolo, que tenta o tricampeonato (vencedor do ‘Girabola’ em 2014 e 2015), empatou em casa 1-1 com o Petro de Luanda, com as duas equipas a recuperarem um ponto ao líder.

O Petro, que nunca perdeu no terreno do Libolo, adiantou-se no mercador aos 42 minutos, por Francis. Apesar da forte pressão, os homens da casa só aos 81 minutos conseguiram restabelecer o empate, por Caiá, e já não vencem há dois jogos.

Apesar disso, com este resultado, a equipa da vila do Calulo, no Cuanza Sul, treinada pelo português João Paulo Costa, fica a três pontos da liderança dos ‘militares’ e que estão na frente do ‘Girabola’ há vários meses. O Petro permanece em terceiro lugar, agora a sete pontos do líder.

Nas partidas de sábado, destaque ainda para o ‘aflito’ ASA, que começa a fugir dos lugares da despromoção, vencendo desta vez, fora de casa, o Sagrada Esperança da Lunda Norte por 2-0.

No sentido contrário, mais complicada está a vida do Porcelana FC, derrotado em casa pelo Interclube por 1-0.

A recuperar na tabela, após uma sucessão de jogos sem vencer, está o Benfica de Luanda, terceiro classificado do ‘Girabola’ de 2015. As ‘águias’ da capital foram à casa do Recreativo da Caála vencer por 1-0, resultado que permitiu ultrapassar na tabela a equipa do Huambo.

A jornada encerra apenas na segunda-feira, com a receção no Lubango do Desportivo da Huíla ao Kabuscorp do Palanca.

Contudo, a formação da província da Huíla acaba de perder ainda três pontos na secretaria, com a FAF a atribuir-lhe a derrota, por falta de comparência, na partida que estava em atraso da 16.ª jornada, com o Sagrada Esperança.

O jogo não se disputou na altura devido à falta de ligação aérea do Desportivo da Huíla, no sul, para o interior norte do país (província da Lunda Norte).