O 1.º de Agosto venceu hoje em casa, em Luanda, o Recreativo da Caála, em jogo do principal campeonato angolano de futebol, fugindo de novo ao Libolo, o mais direto perseguidor no topo da liderança.

O jogo disputou-se a partir das 18:00 no estádio 11 de Novembro - que foi o palco dos três jogos principais desta ronda - e encerrou a 21.ª jornada do Girabola. Valeu o golo do avançado angolano Dani Massunguna, logo aos 10 minutos, para os ‘militares' garantirem os três pontos, apesar da forte pressão que a equipa do Huambo ainda fez durante a segunda parte na busca pelo empate.

Com este resultado, o 1.º de Agosto volta a ter três pontos de vantagem sobre o segundo classificado, depois de ter passado o fim de semana a partilhar a liderança.

É que a jornada arrancou na sexta-feira, também no Estádio 11 de Novembro, com o Benfica de Luanda a receber o campeão em título Recreativo do Libolo, protagonizando ambos o jogo mais emotivo da ronda.

Arredado do topo da classificação, contrariamente às duas últimas épocas, o Benfica de Luanda entrou melhor e logo aos 22 minutos adiantou-se no marcador, através de Vado, vantagem que durou apenas oito minutos, com Erivaldo a restabelecer o empate.

Na segunda parte o Benfica de Luanda voltou para frente aos 49 minutos, por Macaia, e o empate surge aos 61 minutos, por Luís Filipe, resultado que se manteve inalterado por mais 30 minutos.

Já em tempo de compensação (90+4 minutos), Luís Filipe bisou na partida e colocou o Libolo pela primeira vez na frente do marcador e no topo da tabela classificativa do Girabola.

Libolo e 1.º de Agosto encontram-se no próximo fim de semana, na vila do Calulo, no jogo ‘grande’ da jornada 22.

Ainda no Estádio 11 de Novembro, mas no sábado, o Petro de Luanda recebeu e bateu facilmente o Sagrada Esperança por 3-0, com um ‘bis’ de Fabrício e outro golo de Tiago Azulão, mantendo-se no terceiro posto e ainda alimentando o sonho do título, a oito jogos do final.

Já o histórico ASA reencontrou a tranquilidade, depois de ter passado pelos lugares de descida, e conquistou, no sábado, a terceira vitória consecutiva, 2-0, em casa, frente ao também ‘aflito' Porcelana FC, do Cuanza Norte, afastando-se para já da zona imediata de perigo no Girabola.

O Interclube recebeu em Luanda o Desportivo da Huíla, valendo o golo de luso-angolano Jaime Poulson, aos 35 minutos, para dar a vitória (1-0) para a equipa da capital.

Na única partida da ronda a disputar-se fora de Luanda, o então lanterna-vermelha 04 de Abril surpreendeu e a jogar em casa, em Menongue, no Cuando Cubango, derrotou no sábado o Progresso da Lunda Sul, com um golo solitário de Xavier, logo aos 12 minutos de jogo.

O Kabuscorp do Palanca venceu hoje, em Luanda, por 1-0, o 1.º de Maio de Benguela, outro ‘aflito', enquanto a Académica do Lobito, da mesma província, foi à capital arrancar um empate sem golos com o Progresso do Sambizanga.

Resultados da 21.ª jornada

- Sexta-feira, 12 ago:

Benfica de Luanda - Recreativo do Libolo, 2-3.

- Sábado, 13 ago:

04 de Abril - Progresso da Lunda Sul, 1-0.

ASA - Porcelana FC, 2-0.

Interclube - Desportivo da Huíla, 1-0.

Petro de Luanda - Sagrada Esperança, 3-0.

- Domingo, 14 ago:

Kabuscorp do Palanca - 1.º de Maio, 1-0.

Progresso do Sambizanga - Académica do Lobito, 0-0.

1.º de Agosto - Recreativo da Caála, 1-0.

Classificação:

1. 1.º de Agosto, 46 pontos.

2. Recreativo do Libolo, 43.

3. Petro de Luanda, 39.

4. Interclube, 35.

5. Kabuscorp do Palanca, 35.

6. Progresso da Lunda Sul, 29.

7. Benfica de Luanda, 29.

8. Sagrada Esperança, 29.

9. Progresso do Sambizanga, 28.

10. Recreativo da Caála, 27.

11. ASA, 26.

12. 1.º de Maio, 20.

13. Desportivo da Huíla, 20.

14. Académica do Lobito, 20.

15. 04 de Abril, 20.

16. Porcelana FC, 17.