Girabola

15-08-2016 15:19

1º de Agosto mantém-se líder enquanto Petro goleia

Formação 'militar' venceu o Recreativo da Caála por 1-0.
1º de Agosto mantém-se líder e Petro goleia
Foto: Angop

1º de Agosto mantém-se líder e Petro goleia

Por SAPO Desporto c/Angop sapodesporto@sapo.pt

O líder 1º de Agosto conservou a diferença de três pontos relativamente ao Recreativo do Libolo, segundo colocado, após a disputa no fim-de-semana da 21ª jornada do Girabola 2016, marcado pela goleada do Petro de Luanda (3-0) sobre o Sagrada Esperança.

Depois de ter sido igualado à condição (43 pontos) pela formação do Cuanza Sul, que venceu na sexta-feira o Benfica de Luanda, por 3-2, no 11 de Novembro, os “militares” jogaram pressionados perante o oponente do Huambo, mas um golo madrugador de Dany Massunguna permitiu a manutenção da diferença pontual entre as duas primeiras posicionadas da prova.

Com este triunfo no estádio 11 de Novembro, o 1º de Agosto joga sábado mais folgado na vila de Calulo, perante este mesmo Libolo seu principal concorrente à conquista do título. O jogo é pontuável à 22ª ronda. Na primeira volta, em Luanda, os militares venceram por 3-1.

O Petro de Luanda derrotou sábado folgadamente o Sagrada Esperança da Lunda Norte, por 3-0, no estádio 11 de Novembro, e relançou sua candidatura para a conquista do campeonato nacional. Os “petrolíferos’’ somam 39 pontos na terceira posição.

Os outros conjuntos que também estão na corrida, designadamente, Kabuscorp do Palanca e Interclube ultrapassaram os opositores pelo mesmo resultado (1-0). Trata-se do 1º de Maio de Benguela e Desportivo da Huíla, respectivamente.

Na classificação o Kabuscorp é quarto com 35 pontos, os mesmo que o Interclube em quinto.

O Progresso da Lunda Sul, sétimo colocado com 29 pontos, foi travado na sua deslocação ao terreno do 4 de Abril do Cuando Cubango, na cidade de Menongue, por 0-1.

A formação lunda, que soma agora 21 pontos, protagonizou um salto importante na tabela geral e está agora no 12º lugar à frente de quatro equipas da linda de despromoção, designadamente Sagrada Esperança, Desportivo da Huíla, 1º de Maio de Benguela e Porcelana FC do Cuanza Norte.

O Progresso do Sambizanga não teve capacidade para vencer a Académica do Lobito ao permitir igualdade nula, no único empate registado na ronda. Os sambilas somam 28 pontos, em oitavo, contra 20 dos estudantes da cidade portuária, em 14º.

O ASA obteve a sua terceira vitória consecutiva, desta vez diante do Porcelana FC do Cuanza Norte, a quem ultrapassou por 2-0, depois de ter ganho nas jornadas anteriores o Recreativo do Libolo (1-0) e Sagrada Esperança (2-0).

Com este resultado, os ‘’aviadores’’ deram salto importante para a manutenção depois de um período turbulento devido a situação financeira no clube.

A jornada produziu 14 golos, sendo 11 dos anfitriões e três dos visitantes. O avançado Gelson (1º de Agosto), apesar de ter ficado em branco, continua líder dos melhores marcadores com 18 golos.

Conteúdo publicado por Sportinforma