O avançado angolano Gelson, reforço do Sporting, salvou hoje o líder do ‘Girabola' angolano, o 1.º de Agosto, de uma derrota em casa, com o Sagrada Esperança, mas o empate em Luanda deixa os adversários à espreita.

O jogo contou para a jornada 23 do principal campeonato nacional de futebol angolano e a equipa adversária, que viajou da Lunda Norte até à capital, até entrou melhor, com o ‘capitão’ Guedes a inaugurar o marcador logo aos oito minutos. A vantagem dos ‘diamantíferos' do Sagrada Esperança durou apenas um minuto, porque o jovem avançado Gelson, esperado no Sporting ainda em 2016, restabeleceu a igualdade logo na jogada seguinte.

Com este golo, a revelação do futebol angolano reforçou a liderança dos melhores marcadores, somando 19, quase metade dos 40 do 1.º de Agosto.

Seguiram-se 80 minutos sem mais golos, mas com a equipa dos ‘militares' a carregar e a desperdiçar várias oportunidades clamorosas, perante o desespero dos adeptos.

No sábado, com um ‘bis' de Job, o Petro de Luanda venceu em casa a formação dos ‘militares' do Sul, o Desportivo da Huíla, por 2-0 e ascendeu provisoriamente ao segundo lugar da tabela, mantendo ainda o sonho do título. Este resultado dos ‘petrolíferos' pressiona o campeão em título Recreativo do Libolo, que vai tentar recuperar na quarta-feira o segundo posto, na província do Cuando Cubango, frente aos locais do 04 de Abril. O jogo estava previsto para sábado, mas foi adiado.

Além disso, e em caso de vitória, a equipa treinada pelo português João Paulo Costa fica a apenas um ponto do líder 1.º de Agosto, a sete jornadas do final do ‘Girabola'.

Ainda em Luanda, no sábado, os ‘aviadores' do ASA passaram ‘respirar’ melhor, depois de terem ocupado lugares de descida. Venceram em casa o ‘aflito' 1.º de Maio de Benguela por 3-0 e já estão na primeira metade da tabela classificativa.

Um dos destaques desta jornada era o jogo entre o Interclube e o Kabuscorp do Palanca, dois rivais de Luanda, partida que terminou, sábado, sem golos. O resultado manteve as duas equipas separadas por um ponto.

A ronda 23 do ‘Girabola' arrancou na sexta-feira, com o Benfica de Luanda a ser surpreendido em casa, empatando sem golos com o praticamente despromovido Porcelana FC, do Cuanza Norte.

Na tarde de hoje, a Académico do Lobito não foi além de um empate a dois golos, em casa, no estádio do Buraco, frente ao Recreativo da Caála, enquanto, em Luanda, o Progresso do Sambizanga empatou a uma bola com o Progresso da Lunda Sul.

Resultados da 23.ª jornada:

- Sexta-feira, 09 set:

Benfica de Luanda - Porcelana FC, 0-0.

- Sábado, 10 set:

ASA - 1.º de Maio, 3-0.

Petro de Luanda - Desportivo da Huíla, 2-0.

Interclube - Kabuscorp do Palanca, 0-0.

- Domingo, 11 set:

Académica do Lobito - Recreativo da Caála, 2-2.

Progresso do Sambizanga - Progresso da Lunda Sul, 1-1.

1.º de Agosto - Sagrada Esperança, 1-1.

- Quarta-feira, 14 set:

04 de Abril - Recreativo do Libolo.

Classificação:

1. 1.º de Agosto, 48 pontos.

2. Petro de Luanda, 45.

3. Recreativo do Libolo, 44 (menos um jogo).

4. Kabuscorp do Palanca, 37.

5. Interclube, 36.

6. Progresso da Lunda Sul, 33.

7. Benfica de Luanda, 31.

8. Progresso do Sambizanga, 30.

9. Recreativo da Caála, 29.

10. ASA, 29.

11. Sagrada Esperança, 28.

12. Desportivo da Huíla, 23.

13. 1.º de Maio, 23.

14. 04 de Abril, 22 (menos um jogo).

15. Académica do Lobito, 21.

16. Porcelana FC, 18.