Depois da derrota caseira com a Académica do Lobito, o 1º de Maio de Benguela juntou-se ao Porcelana FC na lista das equipas despromovidas do Girabola2016, a duas jornadas do fim.

Com 23 pontos, o melhor que os proletários poderão fazer é somar 29 pontos, insuficientes para escapar aos três últimos lugares da classificação - posições que descem de divisão.

O 1º de Maio, a primeira formação de fora de Luanda a vencer o campeonato nacional da I divisão, vive uma instabilidade que já lhe obrigou a um "sobe e desce" estonteante nos últimos cinco anos.

Foi despromovido em 2011, no ano seguinte disputou e venceu o torneio da segunda divisão e em 2013 voltou ao Girabola, tendo ocupado o 12ª lugar.

Foi no entanto sol de pouca dua, já que desceu de divisão em 2014, tendo iniciado nova "escalada" que culminou com a presença na edição que termina dentro de 15 dias.

Para o ano, terá de voltar a fazer o mesmo percurso, já rotineiro para o campeão nacional em 1983 e 1985.

A província no entanto pode ficar sem representantes no Girabola, visto que a Académica somou 28 pontos, mais cinco que o Maio, porém, ainda a pelo menos dois dos oponentes, contra quem vai lutar para escapar ao ultimo lugar da despromoção.

O ASA, 4 de Abril e Desportivo da Huíla - todas derrotadas este domingo - somam 30 pontos e tal como a Académica têm seis pontos para ocnquistar e escapar à integração do grupo do Porcelana e 1º de Maio.

Os próximos "inquilinos" já estão encontrados: vêm do Uige (Santa Rita), Moxico (FC Bravos do Maquis) e Huambo (JGM).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.