O avançado Paizinho, melhor marcador da história do Clube Recreativo da Caála no Girabola, está de saída do conjunto, podendo, em 2017, representar o Clube Recreativo do Libolo.

Em declarações na quarta-feira, à Angop, o futebolista disse que o vínculo contratual expirou em Novembro, tendo optado por sair, apesar do interesse dos dirigentes caalenses na sua continuidade.

Disse que o desejo de ser campeão nacional e de conquistar a Taça de Angola influenciou bastante a sua decisão, confirmando que está em vias de chegar a acordo com os libolenses por uma época, mais uma de opção.

Paizinho considera deixar o Recreativo da Caála com sentimento de dever cumprido, salientando que sempre deu o melhor de si para que o conjunto alcançasse os seus objetivos desportivos.

Da sua passagem pelos caalenses, destacou a época 2010, em que terminaram na 2ª posição, com o mesmo número de pontos que o campeão (Interclube), sendo a melhor classificação do clube no Girabola. Também destacou a participação nas eliminatórias de acesso à fase de grupos da liga dos campeões, onde marcou três golos.

De 33 anos de idade, Hercânio Chitaca Calenga, seu nome de identidade, iniciou-se como futebolista no Interclube da Huíla de onde saiu em 2004, já sénior, para reforçar o Desportivo da Huíla, ainda na II divisão nacional.

A estreia no Girabola, designação do campeonato nacional de futebol da I divisão, ocorreu em 2005, ao serviço do Desportivo da Huíla. Chegou ao Caála em 2006, na II divisão, e um ano depois transferiu-se para o Petro do Huambo, no Girabola.

Regressou aos caalenses em 2009, já no Girabola, mas em 2013 rumou ao FC Bravos do Maquis de onde saiu, no ano seguinte, para o Benfica de Luanda. O novo regresso ao Caála aconteceu em 2015.

Ao serviço do Clube Recreativo da Caála, o avançado apontou, no Girabola, 51 golos, sendo quatro em 2009, nove em 2010, oito em 2011, nove em 2012, 12 em 2015 e nove em 2016, tendo sido em cinco épocas o melhor marcador da equipa, tornando-se, por isso, o melhor goleador da história do conjunto em campeonatos nacionais da I divisão.