Quatro anos depois, o estádio do Kurikutelas, localizado a quase três quilómetros do centro da cidade do Huambo, volta a acolher jogos do campeonato angolano de futebol da I divisão (Girabola).

Inaugurado a 23 de agosto de 1947, com a designação oficial de estádio do Ferrovia de Nova Lisboa (como era conhecida a cidade do Huambo na era colonial), o recinto será utilizado pelo JGM Académica Sport Clube do Huambo, que este ano se estreia na competição.

A última vez que acolheu um jogo da I divisão (Girabola) foi a 22 de setembro de 2013, na altura casa emprestada do Clube Recreativo da Caála, que perdeu para o Clube Desportivo da Huíla, por 1-2, em partida da 24ª jornada.

Antes de ser usado pelos “caalenses”, de fevereiro de 2009 a setembro de 2013, o Kurikutelas foi sempre reduto oficial do Petro do Huambo, entre 1980 a 2008, incluindo os anos em que esta formação esteve na II divisão (1982, 2006 e 2009)

Porém, o estádio também já acolheu jogos internacionais. No dia da sua inauguração defrontaram-se as seleções de Lourenço Marques (actual Maputo) e Nova Lisboa (Huambo), ao passo que dois anos depois (1949) a seleção anfitriã (Nova Lisboa) recebeu o FC Porto.

Em 1950 foi a vez do Sport Lisboa e Benfica, após a conquista de mais um título nacional e a taça latina, ter vindo a esta região jogar diante da seleção local, no estádio do Ferrovia.

Quanto a jogos da Confederação Africana de Futebol, o estádio foi palco de quatro partidas, das quais a mais recente disputou-se a 21 de abril de 2013, entre o Recreativo da Caála e o Étoile do Sahel da Tunísia, para a primeira mão da penúltima eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação Africana.

Antes, a 3 de março de 2013, o Caála defrontou, no Kurikutelas, o Power Dynamos da Zâmbia, na primeira eliminatória de acesso aos grupos da Taça da Confederação. Ainda neste mesmo estádio, a 30 de janeiro de 2011 o Caála mediu forças com o Saint George da Etiopia, nas eliminatórias de acesso à fase de grupos da liga africana dos clubes campeões.

Porém, o primeiro jogo sob a égide da Confederação Africana de Futebol disputado no Kurikutelas foi a 11 de abril de 2004, entre o Petro do Huambo e o Liberty Professional Club do Ghana, para a primeira- mão dos dezasseis avos da extinta Taça da Confederação.

O nome de Kurikutelas surgiu em meados da década 1970, por iniciativa do jornalista Carlos Pereira, na época diretor da emissora local da Rádio Nacional de Angola.

O facto de o recinto ter sido edificado numa zona adjacente às oficinas do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) figura entre as várias hipóteses apresentadas por Carlos Pereira para justificar o nome que optou atribuir ao estádio.

Segundo ele, na época considerado um dos maiores narradores de partidas de futebol, o som produzido pelo movimento dos comboios, cuja linha férrea passa há pouco menos de 10 metros do estádio, assim como a atividade dos operários nas oficinas do CFB, ecoava um som parecido a Kurikutela.

"Okutela", na língua nacional umbundo, significa martelar e, segundo fontes orais, o nome do estádio também pode ter derivado desta palavra que servia não apenas para caracterizar a atividade dos operários nas oficinas, mas também a passagem do comboio nas proximidades do estádio, cuja capacidade é de oito mil espectadores.