O Clube Desportivo da Huíla, único representante de uma das províncias mais tradicionais do futebol nacional, vai em 2017 lutar pela melhoria da classificação, apesar das dificuldades financeiras.

A direcção empenha-se na pré-época na busca de um “desafogo” financeiro, para tal conta com a Caixa Social das Forças Armadas, seu patrocinador, e internamente com os sócios com vista a evitar as turbulências de 2016.

O orçamento oficial não foi revelado mas estima-se que pelo menos quatro milhões de dólares americanos são necessários para suportar custos de transportação, alojamento, alimentação, encargos salariais e outras necessidades.

O Desportivo da Huíla foi fundado a 7 de Março de 1998 e é liderado por Fabiano Hihiepa.

O estádio do Ferroviário (sete mil lugares) é o único em condições na província, já a relva da Nossa senhora do Monte, Tundavala e do Benfica estão com problemas.

As cores predominantes do clube são o vermelho, amarelo e branco.

A estreia no Girabola foi em 2002, enquanto a melhor temporada ocorreu na época 2013, em que terminou em sexto lugar.

Esta foi também a melhor classificação de sempre e coincidiu com a disputa da final da Taça de Angola.

Desta final resultou participação nas Afrotaças no ano seguinte, tendo ficado nos oitavos-de-final.

As piores épocas foram as de 2003 e 2010, por ter sido despromovido, ao ocupar o penúltimo posto.

As principais dificuldades que o Desportivo da Huíla enfrenta têm a ver com a falta de verbas para adquirir novos jogadores, assim como para gerir o estádio da Senhora do Monte, sob sua jurisdição.

O maior goleador da equipa foi o avançado Bena, que chegou aos 14 golos na temporada 2013. As referências na época passada foram Nandinho, Bruno, Tchitchi, Dani Traça e Chiwe.

A equipa técnica tem como técnico principal Mário Soares, que depois de três anos regressa à casa; treinadores adjuntos Hélder Jorge Cardoso da Cruz e Lacerda Chipongue.

Sobre contratações, ainda não foram divulgados. Entre as saídas estão os médio Dani Traça, Cassinda e Nandinho.

Na primeira jornada do campeonato o Desportivo da Huíla recebe o ASA. No Girabola passado, em 30 jogos a equipa obteve dez vitórias e seis empates, marcou 29 golos e sofreu 39. Classificou-se no décimo lugar.