O Santa Rita de Cássia e Recreativo do Libolo jogam nesta sexta-feira, no estádio 4 de Janeiro, na cidade do Uíge, em jogo de abertura do Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão (GirabolaZap2017).

Naquele que será o baptismo da formação das “terras do café” no principal escalão do futebol nacional, o desafio é aguardado com grande expectativa pelos amantes do futebol, em particular dos uigenses, que vêm a sua província regressar ao Girabola, dois anos depois da União Sport Clube ter descido de divisão.

Cabe assim ao Recreativo do Libolo, quatro vezes campeão nacional, a missão de “acolher” o recém primodivisionário, no arranque desta 39ª edição, numa tarefa que não se avizinha fácil, em função da motivação dos “católicos” em poderem fazer parte desta festa do desporto rei no país.

Cinco dias após a abertura da época futebolística, com a disputa da Supertaça, prova em que a turma de Calulo perdeu diante do 1º de Agosto, os pupilos de Vaz Pinto vão querer mostrar que o desaire nesta competição já faz parte dom passado e, com certeza, tencionarão começar o campeonato com vitória.

A jornada inaugural prossegue no sábado, com o grosso das partidas, com realce para o derby da capital entre Petro de Luanda e Progresso do Sambizanga.

Depois da réplica dada no ano transacto onde foram vice-campeões, contrariando os mais cépticos devido à juventude lançada pelo treinador Beto Bianchi, os tricolores ambicionam a conquista do título (já têm 15 troféus), que já foge da sua galeria há oito anos, enquanto os sambilas objectivam os três primeiros lugares da tabela classificativa.

Em 2016, os petrolíferos foram superiores nos dois jogos, vencendo por 2-0 e 1-0.

Ainda no sábado, o 1º de Maio de Benguela recepciona o Recreativo da Caála do Huambo, o Sagrada Esperança recebe o Interclube, o FC Bravos de Maquis de Moxico mede forças com Progresso da Lunda Sul e a Académica do Lobito terá pela frente o Kabuscorp do Palanca.

Já no domingo teremos apenas uma partida, entre o Desportivo da Huila e o Atlético Sport Aviação (ASA).

A primeira jornada encerra no dia 15, com 1º de Agosto – JGM do Huambo, desafio este adiado em função do envolvimento dos militares nas Afrotaças.