O JGM Académica Sport Clube do Huambo e a Académica do Lobito empataram, neste sábado, a uma bola (1-1), no estádio dos Kurikutela, para a 2ª jornada do Girabola.

O jogo, marcado por falhanços de golos por ambas as formações, foi tecnicamente fraco e sem muitos lances de emoção, principalmente na etapa inicial.

Ainda assim, o primeiro lance eminente de golo surgiu muito cedo e pertenceu aos visitantes. Aos 4 minutos, Gti, sozinho na pequena área e sem o guarda-redes, rematou a bola ao lado da baliza, no primeiro falhanço do encontro.

Mesmo sem praticar um futebol vistoso, os donos de casa pareciam mais determinantes em vencer, fruto das constantes ações ofensivas, aproveitando, quase sempre, as facilidades que o adversário concedia no centro do seu meio campo e nas faixas defensivas.

Em um destes lances de ataque, o JGM adiantou-se no marcador. Aos 23 minutos de jogo, Deco surgiu na pequena área, depois de passar pelo guarda-redes, e atrasou a bola para fora da área onde se encontrava Mona que rematou forte para o fundo da baliza.

O golo espevitou a equipa da casa que, mesmo jogando mal, continuou a procurar ampliar a vantagem, facto que devia ter acontecido aos 32 minutos, quando Seli rematou para a barra.

O ligeiro domínio do JGM prevaleceu até ao intervalo, ante a apatia da Académica do Lobito, que não conseguiu organizar nenhuma jogada coletiva de ataque com algum perigo.

Diferente da etapa inicial, fruto das alterações efetuadas na equipa, os lobitangas entraram mais afoitos na 2ª parte, criando constantes dificuldades à defesa adversária, porém sem muitas oportunidades de golo.

Aos 68 minutos, a Académica do Lobito repôs a igualdade na partida, por intermédio de Jiresse, na transformação de um penálti (o defesa parou a bola com a mão dentro da área).

Daí em diante, só deu Académica do Lobito, mas a equipa evidenciava falta de critério no momento de visar a baliza contrária. A única vez que conseguiu e com muito mérito, aos 87 minutos, Jiresse desperdiçou, mesmo sem o guarda-redes na baliza.

Depois deste falhanço, o JGM reagiu rapidamente e em duas ocasiões, 88 e 90 minutos, incomodou a defesa adversária. Mas foi no tempo de compensação que os donos de casa desperdiçaram a sua maior oportunidade de desfazerem a igualdade.

Deco, isolado na pequena área, não foi ágil e sereno, rematando para defesa fácil do guarda-redes.