O Recreativo do Libolo venceu hoje em casa, em Calulo, o Petro de Luanda, em jogo a contar para a segunda jornada do campeonato nacional angolano de futebol, deixando para trás o rival na luta pelo Girabola 2017.

A equipa treinada pelo português Carlos Vaz Pinto ascende assim à liderança do campeonato angolano, apenas com vitórias, numa época em que tenta recuperar o título de campeão, conquistado em 2014 e 2015, e depois do terceiro lugar na última época

Na receção ao Petro de Luanda (segundo classificado em 2016), valeu ao Libolo o golo de Paizinho, já aos 83 minutos, dando assim a vitória aos da casa, a primeira derrota dos ‘petrolíferos’ na vila do Calulo.

Devido à participação nas taças africanas, o campeão em título do Girabola, 1.º de Agosto, ainda não entrou em campo no campeonato, contando com dois jogos em atraso na competição.

Tratou-se, contudo, de uma presença efémera, com os ‘militares’ de Luanda a serem afastados hoje, na eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africanos de futebol, apesar da vitória em casa, por 2-1, frente ao Kampala City, do Uganda. É que há uma semana, na primeira mão da eliminatória, a equipa do 1.º de Agosto tinha perdido, no Uganda, por 1-0.

Já no Girabola, num embate entre treinadores portugueses, o Interclube de Luanda, de Paulo Torres, recebeu e venceu no sábado o recém-primodivisionário Santa Rita de Cássia FC, do Uíge, orientado por Sérgio Traguil, com Lindala e Dasfaa a marcarem os dois golos da equipa da casa.

Ainda no sábado, o dérbi entre as equipas das Lundas terminou sem golos, com o Progresso da Lunda Sul a empatar em casa, em Saurimo, com os vizinhos do Sagrada Esperança, da Lunda Norte.

Na mesma tarde, o Kabuscorp do Palanca venceu no Estádio dos Coqueiros, em Luanda, o Desportivo da Huíla por 2-1, com golos de Lami e Amaro, para os da casa, enquanto Kembua ainda reduziu, para a turma do sul do país.

No seu jogo de estreia no ‘Girabola’, o JGM do Huambo - partida da primeira jornada com o 1.º de Agosto foi adiada - obteve no sábado um empate a uma bola, em casa, no campo dos Curicutelas, frente à Académica do Lobito.

Resultados da 2.ª jornada:

- Sábado, 18 fev:

JGM Huambo - Académica do Lobito, 1-1.

Progresso da Lunda Sul - Sagrada Esperança, 0-0.

Kabuscorp do Palanca - Desportivo da Huíla, 2-1.

Interclube - Santa Rita de Cássia, 2-0.

- Domingo, 19 fev:

Recreativo do Libolo - Petro de Luanda.

Progresso do Sambizanga - 1.º de Maio, 2-2.

ASA - Bravos do Maquis, 1-1.

- Quarta-feira, 01 mar:

Recreativo da Caála - 1.º de Agosto.

Classificação:

1.º Kabuscorp, 6 pontos.

2.º Recreativo do Libolo, 6.

3.º Sagrada Esperança, 4.

4.º Bravos do Maquis, 4.

5.º Recreativo da Caála, 3 (menos um jogo).

6.º Interclube, 3.

7.º Petro de Luanda, 3.

8.º ASA, 2.

9.º JGM Huambo, 1 (menos um jogo).

10.º Desportivo da Huíla, 1.

11.º Progresso da Lunda Sul, 1.

12.º Académica do Lobito, 1.

13.º Progresso do Sambizanga, 1.

14.º 1º de Maio, 1.

15.º 1º de Agosto, 0 (menos dois jogos).

16.º Santa Rita FC, 0.