A Federação Angolana de Futebol (FAF) ordenou a introdução imediata de várias medidas adicionais de segurança nos recintos desportivos, como relatório de avaliação de riscos, plano de asseguramento do jogo, bem como o plano de evacuação dos espectadores, soube hoje a Angop.

As recomendações surgem em consequência do inquérito mandado instaurar pelo órgão reitor do futebol angolano pelo infausto acontecimento do passado dia 10, na cidade do Uíge, onde morreram 17 pessoas e 58 ficaram feridas, quando se deslocaram ao estádio 4 de Janeiro para assistiram a partida inaugural do Girabola2017 entre as formações do Santa Rita de Cássia e o Recreativo do Libolo.

Segundo um comunicado de imprensa da FAF que a Angop teve acesso, as equipas organizadoras (visitadas) deverão indicar igualmente um coordenador de segurança, que passará a ser o elo de ligação com todos os órgãos da ordem (polícia nacional, serviço de protecção civil e bombeiros entre outros) e nomear um director de campo, responsável por todos aspectos técnicos do recinto e da organização do jogo.

As formações anfitriãs passarão ainda a divulgar o número e qualidade dos lugares correspondentes aos bilhetes a serem vendidos, bem como o plano de distribuição dos espectadores.

De acordo com o documento, sem a observância dessas orientações, que devem ser cumpridas já à partir da próxima jornada, os encontros não serão realizados.

O inquérito mandado instaurar concluiu que o cordão de segurança da área exterior ao recinto da realização do desafio não obedeceu aos parâmetros normais e não foram observadas as distâncias necessárias para garantir a segurança mínima da zona de triagem à zona de acesso ao estádio, permitindo assim que os populares com e sem bilhetes estivessem muitos próximos do portão de entrada.