A partida entre o 1º de Agosto, campeão em título, e o Recreativo do Libolo, domingo, em Calulo, é o destaque da 11ª jornada do Campeonato nacional de futebol (Girabola2017).

O 1º de Agosto lidera a prova com 23 pontos visita um adversário que ocupa a quinta posição com 16 pontos, e com alguma motivação extra, depois de ter alcançado a qualificação para a fase de grupos da Taça da Confederação.

Os “militares” vêm de uma goleada de 4-0, aplicada ao Progresso do Sambizanga, no estádio 11 de Novembro, enquanto que os libolenses em jogo de acerto ao calendário, receberam e venceram por 6-0 o estreante JGM do Huambo.

Nos últimos cinco anos, o Libolo conquistou três campeonatos sendo a formação mais regular na última década.

No estádio 11 de Novembro, o Petro de Luanda, segundo classificado, com 22 pontos, enfrenta o Desportivo da Huíla que ocupa a nona posição e soma 11 pontos.

O aflito ASA vai defrontar, no estádio dos Coqueiros, o Kabuscorp do Palanca, que depois de liderar a competição, fruto de dois empates consecutivos caiu para a quarta posição.

Na formação do Palanca a grande figura é o avançado Jacques, que lidera a lista dos melhores marcadores com seis golos mais um que o avançado brasileiro do Petro de Luanda Tiago Azulão.

Do lado "aviador", a obrigação de vencer continua, depois dos recentes pronunciamentos dos responsáveis da agremiação em relação às condições para continuidade do técnico.

Depois de sofrer uma pesada goleada sofrida diante do 1º de Agosto, o Progresso do Sambizanga, vai diante dos seus adeptos no estádio dos Coqueiros, procurar frente à Académica do Lobito, regressar às exibições convincentes e às vitórias para continuar no grupo dos cinco primeiros classificados.

O Progresso da Lunda Sul, que vai em busca do tempo perdido agora orientado por Albano César, vai jogar com o "lanterna vermelha" JGM do Huambo, desafio onde os lundas partem como favoritos.

O Interclube, que soma 13 pontos, na oitava posição, vai receber no estádio 22 de Junho o Recreativo da Caála, sétima colocada com 14 pontos, duas formações com planteis equilibrados.

O 1º de Maio de Benguela, com Agostinho Tramagal no comando, tem espinhosa missão de defrontar o Sagrada Esperança da Lunda Norte, terceiro classificado com 22 pontos.

Os proletários, que lutam pela permanência no Girabola, estão na décima segunda posição com apenas oito pontos.

Na cidade do Uíge, penúltima colocada, vai ter pela frente o FC Bravos do Maquis, décimo, com nove pontos. Zeca Amaral, técnico que foi campeão nacional com o Libolo, lidera os maquisardes em busca da primeira vitória desde que assumiu o cargo.