O 1.º de Agosto empatou hoje 2-2 em Calulo, contra o Recreativo do Libolo, e deixou fugir a liderança do principal campeonato angolano de futebol, agora ocupada por Kabuscorp, Petro e Sagrada Esperança.

A partida, a contar para a 11.ª jornada do Girabola, colocava frente a frente os dois candidatos ao título e ficou marcada por um final de jogo eletrizante, com indefinição no marcador.

Entrou melhor em jogo a equipa da casa, treinada pelo português Carlos Vaz Pinto, com Kuagica a marcar logo aos cinco minutos do jogo para o Libolo, vantagem que se manteve inalterada durante quase uma hora.

Surgiria então a reviravolta dos ‘militares' de Luanda, que marcaram aos 61 por Rambé e aos 72 por Vado. Ainda com a equipa do 1.º de Agosto a festejar, uma grande penalidade a favor dos da casa, convertida por Fabrício, aos 76 minutos, restabeleceu a igualdade.

Os da casa ainda reclamaram uma nova grande penalidade, que ficou por assinalar, aos 90+2 minutos, depois de um jogador do 1.º de Agosto ter ostensivamente ‘cortado’ a bola com o braço em cima da linha de golo.

Com este empate, o 1.º de Agosto perdeu a liderança, conquistada na ronda anterior, enquanto o Recreativo do Libolo fica a oito pontos do primeiro lugar, quando ainda tem três jogos em atraso.

Na frente do Girabola estão agora três equipas, que venceram as partidas desta jornada.

É que na abertura da jornada, na sexta-feira, o Kabuscorp do Palanca jogou no estádio dos Coqueiros, em Luanda, com o ASA, derrotando os ‘aviadores' por 2-1, enquanto no sábado valeu um golo solitário do defesa Wilson para carimbar a vitória (1-0) do Petro, outro dos candidatos ao título, na receção ao Desportivo da Huíla.

Além do Kabuscorp e do Petro, juntou-se hoje à liderança do Girabola, com 25 pontos, o Sagrada Esperança, que foi a Benguela vencer o 1.º de Maio local por 4-2.

Destaque nesta jornada também para o Interclube, do treinador português Paulo Torres, que somou nova vitória. Desta vez recebeu e bateu por 2-0, no sábado, em casa, em Luanda, o Recreativo da Caála.

No campo oposto está o cada vez mais aflito Santa Rita de Cássia, orientado pelo luso Sérgio Traguil, que somou nova derrota (0-1), em casa, frente ao Bravos do Maquis, e segue no último posto do Girabola de 2017.

Resultados da 11.ª jornada:

- Sexta-feira, 21 abr:

ASA - Kabuscorp do Palanca, 1-2.

Progresso do Sambizanga - Académica do Lobito, 1-1.

- Sábado, 22 abr:

Santa Rita de Cássia - Bravos do Maquis, 0-1.

Progresso da Lunda Sul - JGM Huambo, 1-1.

Interclube - Recreativo da Caála, 2-0.

Petro de Luanda - Desportivo da Huíla, 1-0.

- Domingo, 23 abr:

Recreativo do Libolo - 1.º de Agosto, 2-2.

1.º de Maio - Sagrada Esperança, 2-4.

Classificação:

1. Kabuscorp, 25.

2. Petro de Luanda, 25.

3. Sagrada Esperança, 25.

4. 1.º de Agosto, 24 pontos.

5. Recreativo do Libolo, 17 (menos três jogos).

6. Interclube, 16 (menos um jogo).

7. Progresso do Sambizanga, 16.

8. Recreativo da Caála, 14 (menos um jogo).

9. Bravos do Maquis, 12.

10. Desportivo da Huíla, 11.

11. Progresso da Lunda Sul, 9.

12. ASA, 8 (menos um jogo).

13. 1.º de Maio, 8.

14. Académica do Lobito, 8.

15. JGM Huambo, 7.

16. Santa Rita FC, 7.