O JGM Académica Sport Clube do Huambo regressou sábado, às vitórias, depois de seis jornadas, graças aos golos de Etó, aos 28 e 87 minutos, diante do ASA, para a 12ª jornada do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão (Girabola2017).

A jogar em sua casa, estádio dos Kurikutelas, os “estudantes” entraram para o jogo com a lição bem estudada, pressionando o adversário no seu meio-campo, obrigando-o a não circular a bola.

Ainda assim, foram os “aviadores” a adiantar-se no marcador, beneficiando de um auto-golo de Luís, aos 6 minutos, ao desviar para o fundo da baliza um remate de Amarildo.

O golo espevitou ainda mais os donos de casa, que passaram a chegar mais vezes junto da grande área contrária, mas com pouco critério na finalização, desperdiçando sucessivos lances de perigo.

Fruto da pressão, o JGM beneficiou-se, aos 28 minutos, de um penalti, castigando mão a bola sobre Matamba, que viu o segundo amarelo e a consequente expulsão. Na conversão, Etó repôs a igualdade.

Além de Matamba, o árbitro expulsou Paulucho, com vermelho directo, por protestos e palavras menos dignas.

Até ao intervalo manteve-se a toada de jogo, com os donos de casa a superiorizarem-se, ante um ASA com dificuldades de assentar o seu futebol, mas consistente na defesa.

No reatamento, os ”aviadores” continuaram a revelar as mesmas dificuldades e, para piorar, o desgaste físico veio ao de cima, condicionando a mobilidade dos atletas.

Apesar do domínio, o JGM não acertava o alvo, ora por ineficácia dos seus dianteiros, ora por mérito do guarda-redes Magueth.

Aos 87 minutos, depois de um cruzamento de belo-efeito de Luís, Etó, na grande área, desviou de cabeça para o golo triunfal.