Girabola

11-05-2017 09:14

1º de Agosto defende liderança frente ao 'aflito' ASA

O 1.º de Agosto tenta defender no domingo a liderança do campeonato angolano de futebol na receção aos ‘aflitos' do ASA.
1º de Agosto
Foto: Lucas Neto/Angop

1º de Agosto

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

O 1.º de Agosto tenta defender no domingo a liderança do campeonato angolano de futebol na receção aos ‘aflitos' do ASA, um dos mais antigos dérbis de Luanda e que marca a ronda 14 do Girabola.

A partida está agendada para o Estádio 11 de Novembro e coloca o líder do Girabola e campeão em título perante uma equipa dos ‘aviadores', que volta a enfrentar o pesadelo da descida de divisão, tal como em 2016.

Com apenas oito pontos somados no campeonato, o ASA procura um resultado que permita respirar de alívio, enquanto o 1.º de Agosto não quer voltar a deixar fugir a liderança, que reconquistou na jornada anterior.

À espreita do primeiro lugar, a apenas um ponto, está o Kabuscorp do Palanca que também no domingo viaja para o Huambo, para defrontar os locais do Recreativo da Caála.

Praticamente no fim da primeira volta, a jornada 14 do Girabola arranca na quinta-feira, com outro candidato ao título, o Petro de Luanda, a viajar para o Uíge, para jogar com o Santa Rita de Cássia, lanterna-vermelha da competição, em ano de estreia no maior campeonato de futebol de Angola.

No sábado é a vez do Sagrada Esperança, que surge surpreendentemente, nesta fase da competição, a lutar pelo primeiro lugar, receber na Lunda Norte a equipa do Progresso do Sambizanga, de Luanda.

No domingo jogam ainda, no Lubango, o Desportivo da Huíla contra os ‘polícias' do Interclube, treinados pelo português Paulo Torres.

A jornada só fica completa na quarta-feira, com a viagem do Recreativo do Libolo, outro candidato ao título, até ao leste do país, para defrontar no Luena a equipa do Bravos do Maquis.

Programa da 14.ª jornada:

- Quinta-feira, 11 mai:

Santa Rita de Cássia - Petro de Luanda.

- Sábado, 13 mai:

JGM Huambo - 1.º de Maio.

Sagrada Esperança - Progresso do Sambizanga.

- Domingo, 14 mai:

Recreativo da Caála - Kabuscorp do Palanca.

Académica do Lobito - Progresso da Lunda Sul.

Desportivo da Huíla - Interclube.

1.º de Agosto - ASA.

- Quarta-feira, 17 mai:

Bravos do Maquis - Recreativo do Libolo.

Classificação:

1. 1.º de Agosto, 30 pontos.

2. Kabuscorp, 29.

3. Petro de Luanda, 28.

4. Sagrada Esperança, 28.

5. Recreativo do Libolo, 25 (menos um jogo).

6. Progresso do Sambizanga, 20.

7. Recreativo da Caála, 20 (menos um jogo).

8. Interclube, 18.

9. Bravos do Maquis, 15.

10. Desportivo da Huíla, 13.

11. 1.º de Maio, 12.

12. JGM Huambo, 10.

13. Progresso da Lunda Sul, 9.

14. Académica do Lobito, 9.

15. ASA, 8.

16. Santa Rita FC, 7.

Conteúdo publicado por Sportinforma