O Benfica de Luanda regressou às vitórias na quarta-feira, ao vencer o Progresso do Sambizanga por 2-1, em jogo da 22ª jornada do campeonato nacional (Girabola), disputado no estádio dos Coqueiros.

Depois de terem perdido na ronda passada frente ao Petro de Luanda, por 0-2, os "encarnados" apresentaram algumas falhas na etapa inicial, situação que permitiu que Nandinho do Progresso do Sambizanga abrisse o marcador aos 39 minutos. Tendo depois Oliveira restabelecido a igualdade (42 minutos), Totó fixou o resultado para 2-1, aos 52 minutos, a favor do Benfica.

As duas formações entraram pressionantes para o ataque, mas consumidos cinco minutos, eram os sambilas que com mais perigo chegavam ao setor mais recuado dos benfiquistas.

O primeiro sinal de perigo dos anfitriões surgiu aos seis minutos quando Rasca (Benfica) rematou ao lado da baliza de Vozinho. Os sambilas, por sua vez, responderam com o seu atacante Milambo que ao receber um passe fez um chute que obrigou a defesa incompleta de Elber. Neste período, o encontro permaneceu renhido, ouve momentos que as águias da capital quase não conseguiam travar os atacantes contrários que com a boa performance do médio Nandinho dominavam o meio campo da equipa da casa.

Ainda assim, aos 30 minutos, Lírio de muito longe tentou surpreender Vozinho, mas o remate passou distante do alvo. Como quem não marca sofre, nove minutos depois Nandinho foi feliz num lance de bola cruzada e marcou o primeiro golo da partida a favor do Progresso.

Os pupilos de Zeca Amaral não ressentiram do tento sofrido e aos 42 minutos, numa jogada semelhante à do adversário, Oliveira ganhou a bola na grande área de Vozinho e sem dar hipóteses de defesa ao mesmo restabeleceu a igualdade (1-1), resultado com que chegaram ao intervalo.

No reatamento, os dois conjuntos ainda entraram demonstrando equilíbrio, mas na passagem dos 52 minutos, Totó aproveitou a desatenção dos defensores do Sambizanga e com um "golpe" de cabeça colocou em vantagem o Benfica (2-1).

A partir daí, o Progresso parecia sem coordenação na finalização das bolas, mas com a entrada de Mano para o lugar de Ito (59 minutos), o conjunto insistia várias vezes no ataque, mas terminava sem êxito na concretização.

Aos 77 minutos o mesmo Mano voltou novamente a apostar no ataque, servindo Duba, mas este atirou para defesa fácil de Elber. O seu colega Hélio também fez um chute forte de longe e Elber saiu com os punhos e desviou para canto. O 2-1 permaneceu até ao fim dos 90 minutos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.