Futebol

06-10-2010 20:28

À procura do próximo campeão

Num campo de futebol ou num estádio, Albert Puig passa despercebido. Com postura discreta e olhar atento, o secretário técnico da formação do Barcelona procura entre milhares de crianças os campeões do futuro. “O meu trabalho no Barcelona é ter o melhor jogador do mundo”, afirma ao SAPO Desporto.
À procura do próximo campeão

Por Vera Moutinho sapodesporto@sapo.pt

Mais de 1500 crianças jogam futebol debaixo dos 35 graus do calor sul-africano. Vieram de todo o Mundo até Pretória para jogar a final do campeonato de sub-12 Danone Nations Cup. Sonham em ser o próximo David Beckham ou Cristiano Ronaldo. E o futuro pode não estar assim tão longe.

Albert Puig salta de um campo para o outro, observando os jogadores. Os “pequenos” da Coreia chamam a atenção, mas não só. Na final do campeonato, jogada em Joanesburgo, Albert, responsável máximo do futebol de formação do Barça, conversou com o SAPO. Há oito anos que trabalha no clube de Barcelona e estreou um cargo que não existia. Juntamente com Guillermo Amor, o director do futebol de base, Alberto é responsável por aqueles que poderão ser os novos “craques” do futebol não só espanhol mas mundial.


De treinador a “olheiro”

Em 2007, Albert Puig deixou de ser apenas um treinador das camadas jovens. Numa final de um torneio com a sua equipa Alevín B, do Barcelona, mandou os seus jogadores marcar um auto-golo depois de terem marcado um golo no seguimento de uma jogada em que um jovem da outra equipa se magoou. O acto de fair-play foi notícia e o nome de Albert Puig ganhou reputação. Nesse mesmo ano recebia das mãos do Rei de Espanha o Prémio Infanta Elena do Conselho Superior de Desporto.

A experiência com as camadas jovens do futebol espanhol levaram Albert Puig a escrever “A força de um sonho”, um livro publicado o ano passado em que reflecte sobre o futebol de formação. Por lá passam testemunhos de algumas das maiores estrelas do futebol mundial como Messi ou Xavi, sempre com os olhos postos no desportivismo, na educação e naquilo que faz um campeão.